Publicado em: 23/10/2012 às 09:50hs
Os EUA têm liderado uma ampla gama de negociações regionais no Pacífico, que pretendem eliminar barreiras comerciais entre a maior economia do mundo e alguns dos mercados que crescem mais rapidamente. No total, esses 11 países envolvidos no acordo, que inclui a Austrália, representam um terço do comércio exterior dos EUA.
Entre os principais assuntos a serem debatidos estão leis de propriedade intelectual, o papel de empreendimentos estatais e cooperação regulatória, especialmente em relação a resoluções entre investidores e países. "Comparadas com essas discussões, as concessões para o açúcar parecem modestas", disse Gary Clyde Hufbauer, especialista do Instituto Peterson para Economia Internacional, de Washington.
Com tantas negociações em jogo, ele acredita que os EUA podem finalmente serem forçados a reconsiderar os limites às importações de açúcar vigentes desde o início da Segunda Guerra. O país é o maior importador mundial do produto e compra de 40 países diferentes. Ao mesmo tempo, é um dos maiores produtores globais.
Fonte: Dow Jones
◄ Leia outras notícias