Outros

Audiência pública discute leis para garantir uma agricultura mais sustentável em Nova Friburgo

Pesquisadores da Embrapa Agrobiologia e Embrapa Solos foram convidados pela Câmara Municipal de Nova Friburgo para coordenar uma mesa redonda, na próxima segunda-feira (26/03), que tem o objetivo de elaborar propostas de políticas públicas que garantam um desenvolvimento rural sustentável na região


Publicado em: 23/03/2012 às 11:40hs

Audiência pública discute leis para garantir uma agricultura mais sustentável em Nova Friburgo

Segundo a pesquisadora da Embrapa Adriana Aquino, serão abordadas questões que envolvem a limitação de produção agrícola em ambientes de montanhas. Os pesquisadores também vão propor a adoção de tecnologias sustentáveis adequadas às restrições ambientais e legais. E para que o agricultor seja estimulado a adotar tais práticas, os pesquisadores sugerem a elaboração de um selo para diferenciar os agricultores familiares que produzirem de forma sustentável em Nova Friburgo.

Outra proposta atraente para o agricultor da região que será apresentada pelos pesquisadores é referente ao pagamento por serviços ambientais (benefícios que as pessoas retiram dos ecossistemas; ex: água doce, madeira, cereais, peixes, regulação do clima, proteção contra riscos naturais, controle da erosão). O objetivo é garantir a conservação da água em Nova Friburgo.

Na ocasião, Amazille Lopes, bolsista de doutorado da Embrapa Agrobiologia e engenheira florestal da Prefeitura de Nova Friburgo, fará uma explanação sobre políticas públicas voltadas para o ambiente de montanha no Brasil e no mundo. Amazille é uma das autoras do livro "Agricultura de montanhas: uma prioridade latente na agenda da pesquisa brasileira", lançado em novembro do ano passado. A publicação, que é parte da tese de doutorado de Amazille, faz um comparativo entre as políticas públicas brasileiras e as de outros países, a fim de incentivar no Brasil a implementação das boas ideias que deram resultado positivo no exterior.

Desde a sua implantação, o NPTA (Núcleo de Pesquisa e Treinamento de Agricultores-Nova Friburgo) vem tendo algumas iniciativas para incentivar o desenvolvimento sustentável em ambientes de montanha, como o workshop sobre o tema em 2010, que reuniu mais de 100 pessoas. Além disso, vem buscando a recuperação da atividade agrícola na região desde a tragédia das chuvas na região serrana, em janeiro de 2011. Em junho, foi realizado o “Seminário Ações Sustentáveis para a Recuperação da Região Serrana Fluminense”, com a Prefeitura de Nova Friburgo. Em agosto, realizou um curso sobre uso da planta vetiver para estabilização do solo e contenção de encostas e uma palestra sobre Plantio Direto de Hortaliças, técnica desenvolvida pela Embrapa que pode garantir uma maior sustentabilidade da produção.

Fonte: Embrapa Agrobiologia

◄ Leia outras notícias