Outros

Assistência técnica e extensão rural será ampliada no Sertão do São Francisco

Os agricultores familiares, pescadores e apicultores do município de Pilão Arcado, no Território de Identidade do Sertão do São Francisco, terão a assistência técnica e extensão rural (ATER) ampliada, com a atuação de 65 novos técnicos que serão destinados à região


Publicado em: 25/04/2012 às 16:40hs

Assistência técnica e extensão rural será ampliada no Sertão do São Francisco

Por ser um dos nove territórios de Cidadania da Bahia, o Sertão do São Francisco ampliará significativamente a assistência técnica com um profissional para cada 100 agricultores. Somente no município de Pilão Arcado serão 12 técnicos, o que significa grande ganho para milhares de agricultores familiares com assistência técnica de qualidade. A notícia foi divulgada pelo superintendente de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf), Wilson Dias, durante reunião com mais de mil produtores, na tarde/noite desta terça-feira (24).

Os agricultores lotaram o Clube Pedra Branca, no centro de Pilão Arcado, para receber o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e todo seu gabinete, no primeiro dia da 27ª edição do projeto Seagri Itinerante.

O superintendente da Suaf informou também que Pilão Arcado está incluso no Programa Estadual de Apicultura, elaborado pela Câmara Setorial da Apicultura. O programa prevê que para cada grupo de 50 apicultores será instalada uma casa de mel, com um agente de apicultura para acompanhar e orientar o trabalho dos apicultores. Wilson Dias explicou que esses agentes poderão ser jovens do município, treinados pelos técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA).

Além da apicultura, a equipe da Seagri debateu com os produtores de Pilão Arcado demandas da ovinocaprinocultura e da piscicultura. Depois da reunião, que terminou no começo da noite, Salles, acompanhado por lideranças dos produtores, visitou o povoado de Passagem, onde os pescadores reivindicam a construção de um porto de embarque e desembarque de pescado. Essa operação é feita hoje de maneira deficitária, necessitando de modernização e higienização.

O município é grande produtor de pescado, chegando, de acordo com o prefeito, à marca de 40 toneladas/dia. Grande parte da produção é destinada ao mercado do Piauí.

Seca

Ao abrir o encontro com os produtores, o secretário Eduardo Salles relatou as ações emergenciais e estruturantes que o governo está adotando nesse momento de grande dificuldade com a longa estiagem.

A 27ª edição da Seagri Itinerante começou nesta terça-feira, pela manhã, com encontro do secretário e equipe com mais de 700 produtores no município de Campo Alegre de Lourdes. Nesta quarta-feira (25), as reuniões serão nos municípios de Remanso, pela manhã, e Sento Sé, à tarde. Na quinta-feira (26) em Casa Nova e Juazeiro.

O projeto Seagri Itinerante tem o objetivo de conhecer in loco as dificuldades dos produtores e discutir com eles as soluções possíveis, além de levar o governo para mais perto dos agricultores.

Fonte: SEAGRI BA - Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária

◄ Leia outras notícias