Outros

Assinado Plano de Trabalho para investimento em projetos de fortalecimento da vitivinicultura gaúcha

Os projetos, que totalizam R$ 5,115 milhões, prevêem investimentos em novas regiões vitivinícolas, bem como em áreas tradicionais


Publicado em: 03/07/2012 às 08:15hs

Assinado Plano de Trabalho para investimento em projetos de fortalecimento da vitivinicultura gaúcha

O governador Tarso Genro, juntamente com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, e representantes da diretoria do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), assinou, na última sexta-feira 29/07, durante o ato de interiorização do Governo do Estado, em Bento Gonçalves, o plano de trabalho para execução de diversos projetos que serão executados com recursos repassados pelo Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis).

Os projetos, que totalizam R$ 5,115 milhões, prevêem investimentos em novas regiões vitivinícolas, bem como em áreas tradicionais. A realização foi garantida após a aprovação, pela Assembléia Legislativa, de projeto elaborado pela Secretaria da Agricultura e encaminhado pelo governador, ampliando de 25 para 50% o repasse de recursos ao Ibravin.

Falando na oportunidade, Mainardi destacou a parceria do Governo Gaúcho com o setor, lembrando apoio ao Selo Fiscal e à política de salvaguardas, que busca preservar mercado para o vinho nacional, na medida em que há uma verdadeira invasão de produto de outros países.

O secretário também informou que está indo para licitação o projeto desenvolvido em conjunto com o Ministério da Integração Nacional, Ibravin e Universidade Federal de Pelotas, que visa adquirir uma unidade móvel para envasamento e rotulagem da produção de 12 cantinas localizadas em municípios da zona de fronteira. Além disso, comentou Mainardi, a secretaria da Agricultura finaliza o projeto que será encaminhado ao Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem), que busca a liberação de cerca de U$ 15 milhões destinados ao reequipamento e modernização do Laboratório de Referência Enológica (Laren), contratação de assistência técnica para atuação em todos os municípios vinícolas e ações de mercado e enoturismo.

Fonte: SAA RS - Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul

◄ Leia outras notícias