Publicado em: 17/08/2012 às 13:40hs
A primeira reivindicação feita foi para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) priorize novas opções de fungicidas para a soja, o que permitiria o controle da ferrugem asiática. A expectativa é de que entre 30 e 40 dias seja autorizado um novo fungicida de controle da doença para ser utilizado na safra 2012/2013.
A pauta de reivindicações foi apresentada na semana passada pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Glauber Silveira, o presidente do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso e também da Câmara Setorial da Soja, Rui Prado, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Homero Pereira (PSD) e ainda pelo presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindag), Valentin Giampani.
A segunda solicitação referia-se ao comunicado do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que proibiu o uso de quatro inseticidas em pulverização aérea.
Cidinho disse que os produtores ficaram apreensivos porque a decisão tem validade imediata e muitos deles já adquiriram esses produtos para aplicarem em suas safras. Segundo ele, Gleisi Hoffman garantiu que o Ministério vai autorizar o uso dos produtos durante este ano e a restrição ficará somente para os anos posteriores. (Com Agência Senado)
Fonte: Assessoria de Comunicação Aprosoja Brasil
◄ Leia outras notícias