Outros

Algodão é a cultura mais afetada essa semana pela seca nos EUA

Índice de lavouras ruins subiu 4% nos últimos dias


Publicado em: 03/08/2012 às 10:20hs

Algodão é a cultura mais afetada essa semana pela seca nos EUA

A estiagem prolongada nos Estados Unidos trouxe grandes prejuízos para as lavouras de soja e milho do país. Mas nos últimos dias, o algodão foi a cultura mais prejudicada pela falta de chuvas. O percentual de lavouras em estado ruim subiu de 18% na semana passada, para 22% nesta semana.

O Estado do Texas, que é o principal produtor de algodão do país, não recebe chuvas há 15 dias e as temperaturas estão 5ºC acima da média para esta época do ano. Nessas condições climáticas a evapotranspiração aumenta, o que leva a queda das maçãs da planta.

Os últimos dias ainda foram com poucas chuvas sobre boa parte da região produtora de grãos dos Estados Unidos. As precipitações com bons aculumados estão restritas ao leste e extremo norte americano, ou seja, áreas sem grande produção de alimentos.

Segundo a previsão da Somar Meteorologia, chove nos próximos 10 dias nas regiões dos Estados Unidos, onde a seca vem castigando as lavouras, com volumes de até 50mm. Porém a chuva ainda não é regular, já que na segunda quinzena de agosto o tempo volta a ficar seco e com temperaturas elevadas.

Fonte: Jornal do Tempo

◄ Leia outras notícias