Outros

Agronegócio movimenta profissionais para longe dos centros urbanos

A busca é por executivos que atuem no backoffice com destaque para as áreas de finanças, tecnologia e recursos humanos


Publicado em: 16/01/2013 às 19:00hs

Agronegócio movimenta profissionais para longe dos centros urbanos

Representando mais de 20% de todos os projetos atendidos em 2012 pela filial de Campinas da Asap – consultoria de recrutamento de executivos, o setor de Agronegócios está deslocando profissionais dos grandes centros urbanos para pequenas cidades no interior do Estado. A busca é por executivos que atuem no backoffice com destaque para as áreas de finanças, tecnologia e recursos humanos.

“O agronegócio representa muito para a economia brasileira, sendo um dos principais responsáveis pelo aumento do PIB nacional, empregando aproximadamente um terço da mão de obra no País. Na busca pelo aumento da competitividade global esse setor tem se preocupado em profissionalizar-se adotando melhores práticas de gestão, é nesse cenário que a demanda por contratação de executivos e profissionais qualificados tem aumentado”, acrescenta a Diretora Regional, Carina Budin.

Trata-se de um mercado caracterizado por uma mão de obra técnica bastante qualificada, capaz de exportar tecnologia para o mundo (como acontece por exemplo com o setor sucroenergético). Entretanto, conseguir direcionar o olhar para “fora da porteira”, para o mercado e para a gestão do negócio ainda é um desafio para os profissionais do setor. É preciso atentar-se para questões globais, acompanhar os movimentos dos players mundiais do setor, as estratégias que os grandes grupos multinacionais tem adotado para direcionar a tomada de decisão de modo a ganhar competitividade mundial.

Para atrair esses executivos, as empresas do setor estão investindo em estratégias agressivas. “Além do pacote de benefícios e auxílio de transferência, os salários pagos em 2012 estão em média 30 a 40% maior se compararmos ao ano passado”, afirma a Diretora.

Fonte: Carina Budin

◄ Leia outras notícias