Outros

Agências apresentam informe sobre perspectivas da agricultura na América Latina e Caribe

O documento é assinado por autoridades, empresários e especialistas espanhóis da cooperação e do desenvolvimento agrícola


Publicado em: 25/06/2012 às 17:30hs

Agências apresentam informe sobre perspectivas da agricultura na América Latina e Caribe

Hoje, (25) na sede da Secretaria Geral Iberoamericana (SEGIB), em Madrid, será apresentado o documento Perspectivas da agricultura e do desenvolvimento rural nas Américas: um olhar sobre América Latina e Caribe 2011-2012, realizado conjuntamente pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), pela Comissão Econômica para América Latina (CEPAL) e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

A apresentação na capital espanhola será feita pelo Diretor do Centro Estratégico de Análise para a Agricultura do IICA (CAESPA), Rafael Trejos, e pelo oficial a cargo da Unidade Agrícola da CEPAL, Adrián Rodrígues.

O relatório, divulgado na Reunião de Ministros da Agricultura das Américas, em outubro de 2011 em Costa Rica, oferece uma visão geral do desempenho atual da agricultura na América Latina e Caribe (LAC) e recomendou o encerramento das grandes lacunas em tecnologia e produtividade entre os países da região para conseguir aumentar significativamente o rendimento e a produção de alimentos.

Após a apresentação do documento, acontecerá um painel de debates com os membros dos setores públicos e privados e especialistas espanhóis relacionados com serviços para a agricultura e cooperação.

Entre os participantes confirmados estão José Abellán, chefe de Pesquisa e Divisão de Publicações do Ministério da Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente da Espanha (MAGRAMA); Olivier Longué, membro da Transparência, Agricultura e Alimentação da Coordenação da ONGD, e José Maria Sumpsi, professor de economia e política agrária da Universidade Politécnica de Madrid. O fórum será moderado por Ana Regina Segura, chefe do Departamento de Cooperação Empresarial da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECI).

A atividade é destinada a organizações com interesses na ALC; agências de cooperação; instituições públicas e ministérios (especialmente os Assuntos Exteriores e Cooperação; e MAGRAMA); ONGs; empresas e associações do setor agrícola; professores e universitários associados à agricultura e ao desenvolvimento rural; e representantes políticos dos países da América Latina.

O evento será transmitido em redes sociais e para a rede de profissional do agro e no ambiente virtual Chil.org, pelo link:

http://www.chil.org/cooperacion/blogs/perspectivasagriculturaalc

Dados sobre o informe CEPAL-FAO-IICA

Embora imerso em um ambiente de volatilidade e preços elevados dos alimentos, o setor agrícola na América Latina e Caribe (ALC) pode capitalizar a longo prazo, a oportunidade oferecida por ter terras disponíveis, embora concentrada em alguns países e a relativa abundância de água, biodiversidade e recursos humanos capacitados. Segundo o relatório, “o contexto de volatilidade e preços elevados dos alimentos continuará no curto e médio prazo. Mas não se trata só para aumentar a área cultivada, mas também é necessário fechar as grandes lacunas de tecnologia e produtividade que a região apresenta, para aumentar significativamente o rendimento e a produção de alimentos”, apontam a CEPAL, a FAO e o IICA.

Em 2010, o desempenho agrícola da ALC foi positivo em comparação com o ano anterior, sendo os cereais a categoria de maior destaque, com um aumento na produção superior a 7% sobre 2009. No entanto, o crescimento foi diferenciado: a agricultura na sub-região sul (exportação de cereais e oleaginosas) teve maiores taxas de crescimento superior a 4,5%, as das outras sub-regiões da ALC não ultrapassaram 2,5%.

Em 2011 a produção agrícola aumentou devido a boas perspectivas para os preços das principais commodities agrícolas. No entanto, permanece a necessidade de implementar políticas que garantam a longo prazo, um melhor desempenho da agricultura, especialmente aqueles que promovem a inovação e a adaptação às mudanças climáticas.

Leia todo o documento, no link:

http://webiica.iica.ac.cr/bibliotecas/repiica/b2269e/b2269e.pdf

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias