Outros

A merenda que vem do óleo

Reciclagem oferece verba extra para a Prefeitura de Itaguaí


Publicado em: 25/06/2012 às 07:50hs

A merenda que vem do óleo

Em Itaguaí, óleo usado pode se transformar em hortaliças para merenda escolar. É o projeto “Planeta Limpo”, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Itaguaí, realizando coleta de óleo de cozinha usado. O material coletado dos cerca de 80 restaurantes inscritos e da própria comunidade é vendido a empresas, que o utilizam na produção de sabão pastoso. A verba é revertida para a compra de mudas de hortaliças, que são plantadas no “Hortão Municipal” e são destinadas à merenda escolar da rede municipal de ensino.

Para conseguir ainda mais adeptos do projeto, a prefeitura do município lançou uma campanha de incentivo. Cada pessoa que levar, no mínimo, dois litros de óleo de cozinha usado para a sede da Secretaria de Meio Ambiente, ganha uma embalagem de sabão pastoso de 100g. De acordo com o secretário de Meio Ambiente do município, Jaílson Barboza, grandes redes de restaurantes como o Don Zellitus e o Bob’s já aderiram ao projeto e até as próprias escolas municipais enviam o óleo usado. “Por isso, conseguimos uma verba de cerca de R$800 mensais com o projeto, com a coleta de mais de dois mil litros por mês”, afirma.

HORTÃO MUNICIPAL - O diferencial de Itaguaí é o trabalho de educação alimentar, e a ferramenta utilizada para isso é a enorme horta municipal que produz exclusivamente para a merenda escolar e fornece parte do cardápio alimentar das crianças. Quem desenvolve o projeto é a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Educação. Esse trabalho tem a orientação de nutricionista do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que orienta sobre os produtos que devem ser plantados, pois eles enriqueceram os cardápios escolares. Além disso, é lá na horta que os alunos têm aulas de alimentação saudável.

PRÊMIO GESTOR EFICIENTE DE MERENDA - Por dois anos consecutivos, em 2010 e 2011, essas e outras ações levaram o município a ser o único do estado a receber do Governo Federal o título de Gestor Eficiente em Merenda Escolar. Além disso, as nutricionistas, pelo menos uma vez ao ano, preparam atividades lúdicas junto aos alunos, para mostrar os mais variados alimentos e seus nutrientes e a importância da adoção de uma alimentação saudável. Mas, de acordo com a coordenadora do Departamento de Nutrição da Prefeitura de Itaguaí, Rosângela Viana, o projeto mais inovador do município é a eleição do cardápio escolar. “Os próprios estudantes que ajudam a escolher a merenda, dentro dos padrões nutricionais, o que aumenta a aceitação da comida e reduz o desperdício”, afirma.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Núcleo de Política

◄ Leia outras notícias