Publicado em: 19/07/2012 às 17:40hs
Destes, 341 devem ser escolhidos até o fim de julho para assumir suas funções já em agosto. Os outros 340 serão selecionados depois, para começar a prestar assistência técnica até o fim deste ano.
De acordo com o secretário Nelson Martins, a demissão dos agentes rurais, antes admitidos pelo Pacto Federativo por um período de 36 meses aconteceu por uma decisão administrativa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), onde eram bolsistas.
Conforme o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, o Ceará conta, atualmente, com 604 agentes rurais, número que, na opinião dele, é insuficiente para atender uma demanda de cerca de 350 mil agricultores familiares. "Seriam necessários, no mínimo, 3.500 agentes. Com a seleção, vamos para 1.085 profissionais. A decisão da presidência da Funcap foi radical. Dizer que temos agentes suficientes é uma justificativa de quem não conhece a realidade do campo. Tenho certeza de que todos os agentes dispensados vão ser contratados", declara José Maria.
De acordo com informações da DAS, um projeto do Executivo, que modifica a Lei estadual 15.10, de 18 de junho de 2012, exclui a fase de entrevista do processo seletivo de bolsista para o Programa Agente Rural. O objetivo da mudança é tornar o processo mais objetivo, em cumprimento ao princípio de impessoalidade de administração pública.
Apesar de ser uma nova seleção, é possível que os 262 agentes rurais demitidos voltem a exercer suas atividades, já que serão abertas 681 novas vagas e eles estão capacitados. O secretário informou que a SDA aguarda a liberação de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para comprar equipamentos de escritório e carros, que auxiliarão os novos profissionais.
Fonte: SDA - Secretaria do Desenvolvimento Agrário CE
◄ Leia outras notícias