Governo

UPL realiza o terceiro Workshop de Algodão

Serão três os pontos discutidos: manejo de resistência de pragas e fungos, além da nutrição da cultura do algodão


Publicado em: 02/08/2013 às 12:50hs

UPL realiza o terceiro Workshop de Algodão

Pelo terceiro ano consecutivo, a UPL Brasil organiza o Workshop de Algodão. O evento, que acontece nos dias 1 e 2 de agosto, no Hotel Royal Palm Plaza, em Campinas, contará com a presença de engenheiros agrônomos de todo o País. Serão três os pontos discutidos: manejo de resistência de pragas e fungos, além da nutrição da cultura do algodão.

De acordo com o engenheiro agrônomo Marcelo Pessanha, Gerente de Produtos e Cultura da UPL Brasil e coordenador do evento, os consultores convidados são responsáveis pela avaliação de pelo menos 35% de toda área cultivada com algodão em território nacional. “São 16 engenheiros agrônomos que representam oito empresas de consultoria agronômica. Eles cobrem uma extensão de, aproximadamente, 300 mil hectares de lavouras de algodão de regiões no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e oeste baiano, o que representa pelo menos R$ 350 milhões desse mercado bilionário de proteção de plantas”.

PROBLEMAS E SOLUÇÕES

Atualmente, a principal preocupação dos produtores é a lagarta Helicoverpa zea. “Essa praga tem representado perdas de até 50% de plantações de algodão, mas já vi casos em que a lavoura inteira foi inviabilizada. A intensidade com que a praga atacou as lavouras pegou os produtores desprevinidos. Sabemos que um dos principais problemas é o uso sem uma adequada orientação técnica de defensivos agrícolas, bem como a falta de informação e conhecimento sobre a praga. Isso tudo pode resultar em um problema ainda maior, que é a resistência da praga. Por isso apostamos na informação para o manejo correto,p reventivo, com produtos mais seletivos na fase inicial da cultura e o monitoramento de pragas no campo como pontos chave para superar os desafios”, explica Pessanha.

Na área de nutrição, a busca é pelo aumento de produtividade. “Hoje em dia é grande a limitação ambiental para a abertura de novas áreas de plantio. Para respeitarmos essa realidade, o objetivo da UPL Brasil é aumentar a rentabilidade do produtor dentro das plantações já consolidadas. Nosso portfólio possui produtos para cada etapa do sistema de produção: solo, semente e folha. Temos produtos para realizar uma nutrição planejada e equilibrada, que resultará no aumento da produtividade”, afirma.

A UPL também apresenta uma lista completa de ferramentas que atendem as exigências de manejo. Inseticidas como Azamax que, combinados corretamente, não atuam sobre insetos benéficos nem deixam resíduos depois de aplicados. “Não acreditamos em soluções milagrosas pois o mercado está em constante mudança, com novas pragas e desafios. Nosso foco é levar conhecimento e o Workshop Algodão é reflexo da postura da UPL Brasil”.

Fonte: Assessoria de Imprensa UPL Brasil

◄ Leia outras notícias