Governo

Subsecretário do Agronegócio de Minas Gerais participa da Semana Internacional do Café

O Subsecretario do Agronegócio da SEAPA, André Merlo, visitou estandes, e conversou com produtores e empresários do setor cafeeiro na Semana Internacional do Café


Publicado em: 13/09/2013 às 15:50hs

Subsecretário do Agronegócio de Minas Gerais participa da Semana Internacional do Café

O Subsecretario do Agronegócio da SEAPA, André Merlo, visitou estandes, e conversou com produtores e empresários do setor cafeeiro na Semana Internacional do Café, evento organizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Sebrae, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Café Editora e a Organização Internacional do Café - OIC, que é o principal organismo intergovernamental a serviço do café, do mundo.

De acordo com o Subsecretário André Merlo, receber este evento em Minas Gerais demonstra o valor e o grande potencial econômico que a cafeicultura no estado representa no mercado mundial de cafés. “Eu acho que o mundo e a OIC, quando escolheram Minas Gerais para fazer a reunião, estão sendo justos com a cafeicultura mineira, uma vez que 25% do café consumido no mundo é produzido em nossas terras”, destaca.

A Semana Internacional do Café foi criada para receber a reunião da OIC, em Belo Horizonte, encerrada ontem. Mais de 200 delegados, de mais de 70 países, que entre os dias nove e 13 de setembro, se reuniram para discutir os desafios que o agronegócio do café vem enfrentando em todos os continentes.

“Está reunião é importante para Estado porque faz com que o produto mineiro passe a ter reconhecimento internacional. A vinda da OIC incentiva os nossos produtores de café, apesar do preço praticado no mercado atualmente não ser satisfatório. Mas este é o momento para a cafeicultura se fortalecer melhorando a produtividade e abaixando custos para se tornar mais competitiva”, avalia o Subsecretário.  

A Semana Internacional do Café recebeu, ainda, o 8º Espaço Café Brasil, feira dedicada a proporcionar nova e dinâmica plataforma de negócios para o mercado de cafés no país, concurso de baritas, exposições de cafés especiais. São esperadas mais de 12 mil pessoas no Expominas, durante o evento. A previsão de negócios gerados é de R$20 milhões na feira, e outros R$30 milhões, indiretamente.

Fonte: SEAPA MG - Secretaria de Estado de Agricultura,Pecuária e Abastecimento

◄ Leia outras notícias