Governo

Secretário da Agricultura apresenta atrativos tocantinenses à comitiva chinesa

O secretário da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, apresentou nesta terça-feira, dia 27, as potencialidades do Tocantins para a delegação de empresários chineses que visita o Brasil


Publicado em: 28/11/2012 às 18:00hs

Secretário da Agricultura apresenta atrativos tocantinenses à comitiva chinesa

Na ocasião, Jaime Café destacou como principais atrativos do agronegócio tocantinense as condições favoráveis de luminosidade, a abundância de recursos hídricos, a topografia plana e a regularidade do período chuvoso.

O encontro aconteceu na sede do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Brasília. O secretário da Agricultura também mostrou aos chineses, informações sobre os principais setores do agronegócio tocantinense, como a pecuária, a sojicultura, a silvicultura, a cana-de-açúcar e a aquicultura.

Além disso, o secretário também falou sobre os projetos de irrigação em desenvolvimento no Estado, como o São João (Porto Nacional), o Manuel Alves (Dianópolis) e o Prodoeste (na região Sudoeste). As oportunidades que o Estado oferece também foi tema de abordagem do secretário da Indústria e do Comércio, Paulo Massuia.

Os representantes do Governo da Bahia e de Goiás se apresentaram, falando das potencialidades de seus respectivos estados. Delegação chinesa A comitiva de chineses ficará no Brasil até quinta-feira, dia 29, para discutir questões de logística, armazenagem, portos, ferrovias, industrialização e produção agropecuária.

O intuito da comitiva é prospectar oportunidades, parcerias e investimentos no agronegócio brasileiro. Após cumprir agenda no Brasil, os chineses viajam, com o mesmo propósito, para Argentina e Chile. Atualmente, a China é o maior parceiro comercial do Brasil. Em 2011, os chineses importaram US$ 16,5 bilhões de produtos agropecuários brasileiros.

Entre os principais produtos de exportação estão: grãos, algodão, açúcar, óleo de soja, leite em pó, miudezas de frango, fumo, produtos agroflorestais, dentre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro/TO

◄ Leia outras notícias