Publicado em: 25/09/2013 às 12:20hs
É possível conviver produtivamente com a seca. A afirmação foi feita pelo secretário Estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, na cerimônia de abertura da 25ª edição da Exposição Agropecuária de Jacobina (EXPOJACOBINA), um dia antes de embarcar para Portugal e China, onde foi concretizar parcerias para implantação de agroindústrias na Bahia. O secretário ressaltou a importância de preparar a região com ações estruturantes de médio e longo prazo para a convivência com a estiagem. “A Bahia vive a pior seca dos últimos anos, por isso a secretaria há três anos trabalha com dois principais pilares: água para dessedentação e reserva alimentar”, ressaltou Salles lembrando que unidades de beneficiamento de palma, venda de milho em balcão, assistência técnica, construção de barragens subterrâneas, são algumas das ações da Seagri direcionadas à superação do período sem chuvas.
O evento foi organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Jacobina e reuniu produtores rurais do território Piemonte da Diamantina, com o objetivo de atribuir novas perspectivas de negócios para pequenos, médios e grandes produtores, através da demonstração de novas tecnologias; aproximar e criar oportunidades para ampliação do mercado de produtos agropecuários; alavancar o desenvolvimento regional; promover a integração econômica dos municípios que compõem o território e gerar movimentação financeira na região. Para o secretário da Agricultura e presidente do Sindicato Rural do município, José Rocha, a exposição representa um momento de superação. “Diante de todas as adversidades causadas pela estiagem conseguimos trazer animais de alta qualidade e uma variedade de produtos da agricultura familiar”, disse.
Maratona na zona rural de Jacobina e Mirangaba
A maratona teve início na manhã da última sexta-feira (20), com a participação do secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles na inauguração da Feira Agroecológica Solidária do município de Mirangaba, organizada pela Cooperativa de Assistência à Agricultura Familiar Sustentável do Piemonte da Diamantina (COFASPI). “Essa feira é um exemplo da pujança agrícola da região, apenas uma mostra do potencial de Mirangaba no setor. Os agricultores familiares da região vão ter um espaço na feira da cidade, para comercializar hortaliças, verduras e frutas livres de agrotóxicos produzidos, oportunizando a garantia de renda, desenvolvimento local sustentável, saúde e segurança alimentar, qualidade de vida para os produtores, e todos os moradores da cidade,”, destacou o Salles.
Com o objetivo de discutir aspectos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), o secretário reuniu-se na Câmara dos Vereadores de Mirangaba, com presidentes das associações de produtores da região, o prefeito de Mirangaba, Dirceu Mendes, o secretário municipal da Agricultura, Adalberto Júnior, entre outros. O PNHR é componente do Programa Minha Casa Minha Vida, e tem o objetivo de reduzir o déficit habitacional rural.
No Distrito de Taquarendi, em Mirangaba, o secretário conheceu as propriedades dos agricultores Odilésio Carvalho e Joaquim Amorim, mais conhecidos na região como Bilú e Seu Pombo. Produtor de banana e melancia, Bilú possui 16 hectares de área plantada, e Seu Pombo, cultiva no quintal produtivo alho, banana, hortaliças, com adubação orgânica. As propriedades possuem sistema de irrigação e poços artesianos com água do Rio Salitre.
Em Lages do Batata, distrito de Jacobina, Salles integrou um encontro com representantes de associações e cooperativas da região e Caatinga do Moura, na Associação Comunitária e Assistencial de Lages (ACAL). Além de serem discutidas as demandas e necessidades do distrito, o secretário esclareceu aspectos do Programa Rota da Fruta, oriundo da parceria entre a Codevasf e a Seagri, que prevê a instalação de um viveiro no local, para receber mudas da Embrapa.
O Rota da Fruta prevê também instalação de unidade de beneficiamento de frutas, com o objetivo de estruturar a cadeia da fruticultura em dez municípios do Piemonte da Diamantina, e conta com a produção de mudas de abacaxi, goiaba, marmelo, manga, banana e morango, tudo acompanhado por assistência técnica especializada, sistemas simplificados de irrigação, veículos, entre outros itens.
Fonte: Seagri BA
◄ Leia outras notícias