Governo

Secretaria do Paraná apresenta programas para agricultura a prefeitos eleitos

O secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, e o presidente do Instituto Emater, Rubens Niederheitmann participaram do 2º Seminário de Desenvolvimento da Região de Cornélio Procópio, no Norte do Estado, que contou com 20 prefeitos eleitos e reeleitos dos 23 municípios da região


Publicado em: 29/11/2012 às 09:50hs

Secretaria do Paraná apresenta programas para agricultura a prefeitos eleitos

Durante o seminário, realizado nesta terça-feira (27), foram apresentadas as políticas públicas e os programas executados pelo sistema da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e suas seis empresas vinculadas.

Segundo Ortigara, o governo do Estado pode ajudar muito os prefeitos desde que eles planejem suas ações, comuniquem com clareza o que querem e onde querem chegar e as formas de mensurar os resultados. “Todo atendimento da estrutura da Secretaria da Agricultura e do governo será por projetos bem estruturados e apresentados”, recomendou o secretário.

O secretário explicou que foi autorizada a ampliação da estrutura do Instituto Emater em mais 500 técnicos para ajudar os prefeitos. Outra forma de ajudar os prefeitos será com a união de municípios em consórcios. Segundo Ortigara, programas como o Patrulhas do Campo, de readequação de estradas rurais lançado há pouco tempo pelo governador Beto Richa, vai atender as prefeituras organizadas em consórcios.

DESONERAÇÃO – Ortigara disse que a medida do Governo do Estado de desonerar as prefeituras de pagar o convênio de prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural do Instituto Emater deve ser aproveitada para reinvestimentos no meio rural. Os municípios podem aproveitar os recursos para reestruturar as secretarias municipais de Agricultura, órgão que fará parcerias e articulações para acessar mais recursos.

Entre os programas mais procurados pelas prefeituras são acesso à distribuição de calcário, adequação de estradas rurais e manejo de solos e água em microbacias. O governo vai se antecipar aos recursos do Banco Mundial e irá iniciar obras no ano que vem com investimentos de até R$ 170 mil por microbacia.

Os demais programas apresentados como Fábrica do Agricultor, incentivo à diversificação da propriedade por meio da fruticultura, olericultura e criação de animais, Trator Solidário, Fundo de Aval, Habitações Rurais e outros tem por objetivo promover o aumento de renda no meio rural, aumentar a qualidade de vida e preservar o desenvolvimento sustentável.

Segundo Ortigara, o objetivo do sistema Seab é ajudar as famílias rurais a construírem uma atividade rural com mais diversificação e com menos riscos decorrentes da monocultura. Para isso o governo deve ajudar no desenvolvimento de pesquisa, na busca de tecnologias e na capacitação de pessoas para desenvolver os projetos e viabilizar os resultados esperados.

PREFEITOS – A direção regional do Instituto Emater e do núcleo da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento em Cornélio Procópio entregaram a cada um dos prefeitos uma pasta contendo todas as informações sobre os programas disponíveis no sistema Seab e a melhor forma de acessá-los.

O prefeito eleito de Cornélio Procópio, Frederico Carlos de Carvalho Alves, disse que a partir de janeiro de 2013, entre as primeiras medidas que vai adotar na prefeitura será a criação de uma secretaria municipal de agricultura e a inclusão do seu município num consórcio intermunicipal.

Alves falou em nome dos prefeitos sobre a importância do seminário para a região que tem 80% de sua economia dependente do desenvolvimento da agropecuária. Ele disse que está otimista com as possibilidades apresentadas pelo secretário Ortigara para a região, como a diversificação da atividade rural com o cultivo de banana e laranja. Sobre seu município manifestou otimismo também com o incentivo à criação de peixes em pequenas e médias propriedades que poderão oferecer a produção a um frigorifico de peixes que está para ter suas obras concluídas.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná

◄ Leia outras notícias