Governo

Preços mínimos da safra de inverno começam a ser definidos

Analistas de mercado da Superintendência de Gestão da Oferta da Conab estão preparando as propostas para os preços mínimos dos produtos da safra de inverno 2013/2014. Esses preços vão servir de base para os programas que integram a política brasileira de abastecimento alimentar


Publicado em: 12/11/2012 às 10:40hs

Preços mínimos da safra de inverno começam a ser definidos

Eles estabeleceram a data de 14 de dezembro para fechamento das propostas e envio à Secretaria de Política Agrícola (SPA), do Ministério da Agricultura, a quem cabe a aprovação dos preços mínimos. Fazem parte da safra de inverno os cereais trigo, aveia, cevada, centeio e triticale, além da canola, uva, leite, café, castanha de caju, guaraná, sisal e juta/malva. No caso da uva, o preço mínimo entra em vigor a partir de 1º de fevereiro, enquanto que o café em 1º de abril e os demais produtos em 1º de julho, encerrando cada período após um ano.

A Conab é a empresa oficial do Governo Federal encarregada de propor e executar a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) que visa assegurar um preço que permita a manutenção da renda para o produtor rural no momento de preços baixos. Quando os preços dos produtos ficam elevados, a Conab atua no mercado consumidor buscando provocar a sua redução, servindo e estimulando os mecanismos de mercado.

Fonte: CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento

◄ Leia outras notícias