Publicado em: 21/02/2013 às 14:50hs
A declaração foi feita após a 6ª Reunião da Comissão Brasileiro-Russa de Alto Nível de Cooperação, encerrada hoje (20) em Brasília. O tema, entretanto, não fez parte dos acordos fechados entre os dois países.
Temer apresentou os resultados do encontro em declaração à imprensa ao lado do primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev. Os governos do Brasil e da Rússia fecharam acordo durante a reunião para definir os critérios fitossanitários que vão garantir a liberação da venda do trigo russo no mercado brasileiro. A expectativa é que a entrada do produto reduza a dependência de outros mercados como o da Argentina.
“As autoridades sanitárias tiveram entendimentos que amenizaram a pequena restrição do passado. Isto está sendo consolidado neste momento”, disse Temer. Segundo ele, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, conseguiu chegar a importantes consensos com a delegação russa. “O ministro Mendes Ribeiro teve seguidas reuniões, ontem e hoje, com as autoridades russas com resultados extremamente favoráveis”, acrescentou.
Medvedev, por sua vez, evitou falar diretamente sobre a solução para os impasses em relação às exportações da carne brasileira para a Rússia, e preferiu destacar outros acordos entre os dois países.
“Tivemos uma conversa franca sobre vários assuntos realmente importantes para nossas economias, como a agricultura, a importação de trigo e a pecuária. Nosso diálogo foi muito proveitoso e veremos, ainda, muitos projetos interessantes surgirem nestas áreas”, disse.
Fonte: Agência Brasil
◄ Leia outras notícias