Publicado em: 18/04/2012 às 19:00hs
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, afirmou que a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), lançada nesta quarta-feira (18/4) na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, dará segurança aos consumidores dos produtos agronegócio brasileiro. Na solenidade, ele explicou que este modelo, que contemplará inicialmente a pecuária a partir da criação de um banco de dados único com todas as informações sobre o rebanho brasileiro, será estendido a outros segmentos no futuro. “Iremos buscar para outros produtos e segmentos a mesma confiabilidade de informações que a plataforma dará à pecuária brasileira. Nós temos essa responsabilidade com o consumidor e com a defesa agropecuária”, disse.
Mendes Ribeiro, que recebeu a primeira etapa da plataforma da presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, disse que este modelo representa um avanço do País para organizar a cadeia produtiva de alimentos. O lançamento é resultado de uma parceria firmada em dezembro de 2009, quando o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e CNA assinaram um termo de cooperação para desenvolver um sistema consolidado de dados que tenha todas as informações sobre o rebanho brasileiro. “A plataforma mostra que estamos em um novo momento, organizando de forma clara e precisa nossa cadeia produtiva para dar segurança ao consumidor. É claro que precisamos avançar mais, mas o Brasil está preparado para buscar seus objetivos. Trabalho e dedicação não irão faltar”, enfatizou.
Mendes Ribeiro também falou sobre algumas metas traçadas pelo MAPA para garantir a confiabilidade dos produtos brasileiros. Uma delas, destacou, é tornar o País livre da febre aftosa ainda em 2012. Ele admitiu, no entanto, que o órgão terá muitos desafios pela frente e precisa avançar em alguns pontos, como a questão do seguro agrícola e da aquisição de terras por estrangeiros. “Há alguns pontos em que precisamos separar o joio do trigo para favorecer quem produz alimentos”, afirmou. Também presente ao lançamento da PGA, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Moreira Mendes (PSD-RO), destacou como ponto positivo a emissão eletrônica da Guia de Trânsito Animal (GTA), outra medida incluída na PGA e que passa a valer em 1º de julho. Este mecanismo poderá ser feito em qualquer computador e servirá para o registro on line do trânsito de animais no território nacional, em um sistema que será oferecido pelo MAPA aos Estados.
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA
◄ Leia outras notícias