Governo

Ministro Pepe destaca a importância da agricultura familiar

O ministro do desenvolvimento agrário, deputado federal gaúcho Pepe Vargas, proferiu palestra no último sábado, 26 de maio, no teatro Roberto Athayde Cardona (auditório do Centro Cultural), em Montenegro. No Seminário "Políticas Públicas para a Agricultura Familiar", Pepe falou sobre programas e ações do seu Ministério (MDA)


Publicado em: 29/05/2012 às 11:00hs

Ministro Pepe destaca a importância da agricultura familiar

O evento contou com a presença de prefeitos, secretários municipais, vereadores, representantes de associações, cooperativas e demais entidades, além de produtores, do deputado federal Ronaldo Zulke, deputado estadual Paulo Azeredo e demais autoridades. Pela programação, o engenheiro agrônomo Jacob Selbach, consultor téncicos do Conselho Regional de Desenvolvimento (Codevarc) e Associação dos Municípios do Vale do Caí (Amvarc), promotores do evento, falou da visão atual e estratégica da região.

Já o ministro Pepe Vargas destacou a importância da agricultura familiar, principalmente numa região com dez mil propriedades rurais, o que representa 20% do setor. Ele falou ainda do Código Florestal, redução da taxa de juros para financiamentos agrícolas, fornecimento de alimentos para a merenda escolar, recursos para máquinas, combate as pragas da citricultura e manifestou seu apoio para a Transcitrus. "Podem contar comigo. A Transcitrus é muito importante para o turismo da região e o escoamento da produção. Temos que priorizar a liberação de recursos para a sua conclusão. Vou ajudar nesta mobilização", prometeu, sobre a pavimentação asfáltica da Estrada Caminhos do Vale.

Também se manifestaram representantes de entidades, como Derli Paulo Bonine (Câmara Setorial da Citricultura), Fábio da Encarnação (Codeter) e Nilton de Bem (Delegado Estadual do MDA). O prefeito de Pareci Novo, Oregino Francisco, falou da importância da Transcitrus, do pólo tecnológico de Pareci Novo e do cooperativismo. Já o prefeito de Montenegro, Percival de Oliveira, pediu recursos para a agricultura familiar e convidou o ministro para a abertura da safra de citros do Estado, dia 6 de junho, quarta-feira, às 14 horas, na localidade de Alfama. E o deputado federal Ronaldo Zulke sugeriu uma reunião de trabalho para se ampliar as discussões. "Precisamos aproximar o Ministério dos produtores, através de financiamentos de custeio, programas e outras ações", finalizou Pepe Vargas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MDA/Incra

◄ Leia outras notícias