Governo

Ministério da Rússia estima safra de grãos entre 72 e 73 milhões de t

Nikolai Fyodorov descartou proibir exportações


Publicado em: 21/09/2012 às 16:30hs

Ministério da Rússia estima safra de grãos entre 72 e 73 milhões de t

O Ministro da Agricultura, Nikolai Fyodorov, revelou durante reunião com deputados da Duma, câmara baixa do parlamento russo, que a colheita de grãos este ano na Rússia deverá fechar entre 72 milhões e 73 milhões de toneladas. Esta faixa é mais precisa do que a previsão anterior que situava a colheita da safra russa entre 70 milhões e 75 milhões de toneladas de grãos.

Em relação às exportações, Nikolai Fyodorov afirmou que não haverá qualquer revisão de cálculo. “As perspectivas de safra russas, afetadas pela seca nas principais regiões produtoras, têm elevado as preocupações de que o país possa repetir a proibição das exportações de 2010, que ajudou a elevar os preços globais. Esta possibilidade, porém, foi descartada. A colheita de grãos 2012 da Rússia é estimada entre 72 milhões e 73 milhões de toneladas. Esta safra cobrirá a demanda doméstica e um excedente exportável, para o período 2012–2013, entre 10 milhões e 14 milhões de toneladas."
 
Até a semana passada, a Rússia havia colhido 63 milhões de toneladas de grãos, em 76% da área semeada do país. “Na mesma data, em 2010, após proibir as exportações, o país colheu 53 milhões de toneladas de grãos”, contou Nikolai Fyodorov.

A Rússia suspendeu as exportações de grãos por quase um ano em agosto de 2010, após a pior seca de sua história em muitas décadas. Alguns observadores do mercado especularam este ano que a colheita de trigo do país poderia cair abaixo da safra daquele ano, que foi de 41,5 milhões de toneladas de trigo, de uma safra total de 61 milhões de toneladas de grãos.

Este ano, o governo russo, que enfrenta uma seca que reduziu a produtividade dos grãos em mais de um quarto, não serão limitadas as exportações, mesmo que o excedente esteja esgotado, conforme havia garantido em agosto o Vice Primeiro-Ministro, Arkady Dvorkovich.

Fonte: Diário da Rússia

◄ Leia outras notícias