Governo

Milho: leilão de remoção da Conab tem todos os lotes contratado

Operação registrou um deságio de 22,2% entre o valor de abertura e o de fechamento Preço do frete foi reajustado e despertou o interesse das transportadoras; deságio foi de 22%


Publicado em: 23/10/2012 às 12:50hs

Milho: leilão de remoção da Conab tem todos os lotes contratado

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou que o pregão para a remoção de mais de 89 mil toneladas de milho em grãos, promovido na última sexta-feira (19/10), teve todos os lotes oferecidos contratados. A operação também registrou um deságio de 22,2% registrado entre o valor de abertura (R$ 40 milhões) e o de fechamento (R$ 31,1 milhões), informou a companhia ontem segunda (22/10).

“Nos últimos leilões de frete o preço foi reajustado e despertou interesse das transportadoras. No final, tivemos até deságio. Todos os trechos oferecidos foram contratados e o fluxo está se normalizando”, analisa o superintendente de Armazenagem e Movimentação de Estoques da Conab, Rafael Bueno.

De acordo com dados da Conab, o fluxo no transporte de milho dos estoques da instituição para as regiões afetadas pela seca (Nordeste, Sul e Norte) apresentou um aumento de cerca de 88% nas últimas semanas em relação a setembro. No mês passado, com os problemas enfrentados em relação ao frete, a Conab conseguia enviar uma média de sete mil toneladas por semana. Com o início dos embarques do leilão realizado em 14 de setembro (Aviso 331), este volume passou para 10,9 mil toneladas na primeira semana de outubro, e depois para 13,2 mil toneladas na segunda semana.

O produto faz parte dos estoques da Conab localizados em Mato Grosso e Goiás. A quantidade atualmente contratada é de 617 mil toneladas, todas destinadas para as operações de Venda Balcão, programa da Conab que comercializa milho em grãos a preço subsidiado para pequenos criadores rurais e agroindústrias de pequeno porte. Deste total, 286 mil toneladas já foram embarcadas para as regiões indicadas.

Fonte: Globo Rural On-line

◄ Leia outras notícias