Governo

Milho de Mato Grosso vai socorrer três regiões

Mato Grosso enviará milho dos estoques públicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para socorrer as regiões Nordeste, Sul e Sudeste


Publicado em: 04/09/2012 às 13:10hs

Milho de Mato Grosso vai socorrer três regiões

O anuncio foi feito na sexta-feira (31) pela companhia que contratará serviços de transporte para remoção de 116.818 toneladas de milho, a granel, de Mato Grosso e de Goiás. No Estado a Conab conta com um estoque de 776 mil toneladas do grão.

O objetivo é oferecer dois leilões, pelo sistema de Venda de Produtos Agropecuários dos Estoques Públicos (VEP), de 30 mil toneladas de milho para as regiões. Os estados contemplados são Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Espírito Santo.

Segundo o diretor da Bolsa de Mercadorias e Cereais (BMC), de Sinop, Alex Serafim, a medida não afeta em nada o Estado, que está abastecido e já tem cerca 90% da safra comercializada.

“Em primeiro momento a retirada do grão dos estoques estaduais da Conab não afeta o Estado, porém pode ser que para o 1° semestre de 2013 a situação comece a se tornar preocupante”, explica. De acordo com ele, Mato Grosso tem milho suficiente para abastecer as produções que depende do produto, no entanto para o 1° semestre de 2013, que é considerado a entressafra pode ser que o Estado passe por um aperto em função desse cenário. “O governo está certo, está fazendo a parte dele para as regiões que necessitam”, conclui.

A comercialização por meio de VEP é destinada a segmentos de avicultura, suinocultura, bovinocultura, ovinocultura, caprinocultura e suas cooperativas de criadores e indústrias de ração. O edital da contratação do frete, feito por leilão eletrônico, estabelece que o valor do produto para fins de emissão dos documentos fiscais será de R$ 0,2100/ kg (milho com origem em Mato Grosso) e de R$ 0,2910/kg (milho com origem em Goiás).

Fonte: Folha do Estado

◄ Leia outras notícias