Governo

Mendes Ribeiro recebe lideranças do setor leiteiro e prefeitos do Sul

Comitiva entrega ao ministro lista com as principais demandas do setor


Publicado em: 08/11/2012 às 11:40hs

Mendes Ribeiro recebe lideranças do setor leiteiro e prefeitos do Sul

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, recebeu de lideranças da pecuária leiteira do Vale do Paraíba, São Paulo, uma lista de demandas, nesta quarta-feira (7), em Brasília. Entre os pedidos, está o reforço no controle fitossanitário dos produtos que entram no Brasil e a criação de cotas de exportação para os produtos lácteos vindos do Uruguai. A comitiva alega que a necessidade de manter os acordos bilaterais é fundamental para não perderem a competitividade e concorrência do produto.

O ministro ouviu as necessidades das lideranças e garantiu que o Mapa tem total interesse em apoiar as dificuldades do setor. “Essa questão do leite tem sido uma preocupação nossa e estamos agindo. Quero ser monitorado para que o ministério tome atitudes que mostrem para o produtor que estamos avançando na resolução dos problemas do setor a cada dia”, destacou Mendes Ribeiro Filho.

O Brasil é o quinto maior produtor mundial de leite e, atualmente, produz 32 bilhões de litros por ano. As principais regiões produtoras são Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Santa Catarina e São Paulo.

Prefeitos – Também nesta quarta-feira, o ministro Mendes Ribeiro Filho, recebeu uma comitiva de prefeitos eleitos da região Norte do estado do Rio Grande do Sul. Na oportunidade foi solicitado material (calcário) para a correção e conservação do solo das pequenas propriedades dos municípios. O ministro se propôs a enviar a demanda à área técnica, que irá verificar a viabilidade orçamentária e financeira para atender o pedido.

“Nossa região é composta por pequenas propriedades que possuem solo fraco e debilitado. A produção de grãos é muito forte no Norte do estado. Um programa para recuperar o solo é fundamental e base para estruturação da produção de alimentos”, disse o prefeito de Erval Seco, Gilmar Leschewitz.

Fonte: MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

◄ Leia outras notícias