Publicado em: 30/05/2012 às 17:30hs
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, participou nesta terça-feira, 29 de maio, do seminário LIDE SUL, promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais da região Sul. “O Brasil é a sexta economia mundial, exporta para mais de 200 mercados e o Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio atingiu R$ 917 bilhões, em 2011”, disse o ministro em painel sobre “Políticas de Desenvolvimento do Agronegócio Brasileiro”.
Em seu pronunciamento, Mendes Ribeiro Filho destacou que as exportações do agronegócio totalizaram U$ 94,6 bilhões em 2011, representando 37% das exportações totais do país. “Nosso açúcar é vendido para 126 países, o café para 133 e a carne bovina para 135 nações. Em 50 anos, nossa produtividade de grãos cresceu 290 por cento e o rebanho de gado 250”. Afirmou, destacando que o governo federal está investindo em eficiência e em competitividade na produção de alimentos.
Mendes Ribeiro Filho disse que está apostando no projeto de regionalização da pasta, que deverá ser apresentado à presidenta Dilma Roussef nos próximos meses. “Teremos casas do Ministério da Agricultura em todos os estados, onde serão tratados temas como defesa agropecuária e política agrícola. Pretendo colocar o ministério perto de todos os agricultores. Vamos trabalhar juntos. Só existe um ministério, o de quem quer e precisa produzir”, declarou o ministro.
O ministro também falou do empenho do governo para atender as necessidades do setor no Plano Agrícola e Pecuário 2012/ 2013. “Estamos desenhando uma nova política agrícola para o Brasil que, acima de tudo seja proativa. Temos clareza que o governo precisa agir de forma preventiva e previsível. O ministério está recebendo sugestões para o próximo Plano Agropecuário, que deve ser anunciado no final de junho”, afirmou. Por determinação da presidenta, o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) vai fortalecer a nova classe média rural e ampliar o seguro agrícola e o crédito rural, informou Mendes Ribeiro Filho. Com essas ações, o governo pretende impulsionar o setor, melhorando as condições de vida de quem mora no campo.
Outro exemplo de investimento mencionado pelo ministro é o Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). “Estamos premiando por meio de linhas de crédito diferenciadas quem trabalha com sustentabilidade e está comprometido com o amanhã. O plano ABC busca fomentar processos tecnológicos que neutralizem ou minimizem as emissão de gases de efeito estufa no campo”, explicou. A intenção do governo é reduzir a emissão de gases na próxima década na ordem de 125 a 156 milhões de toneladas de gás carbônico.
Fonte: Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
◄ Leia outras notícias