Governo

Mendes Ribeiro discute hoje demandas com setor produtivo de MT

Logística, armazenagem, crédito e defesa sanitária serão os assuntos tratados durante a visita do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mendes Ribeiro Filho, a Mato Grosso


Publicado em: 01/02/2013 às 11:40hs

Mendes Ribeiro discute hoje demandas com setor produtivo de MT

Mendes iniciou a agenda na Capital mato-grossense na noite desta quinta-feira (31), durante jantar na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso. Hoje (1º) pela manhã reúne-se, junto com novo secretário de Políticas Agrícolas do Mapa, Neri Geller, com o setor produtivo e a bancada federal mato-grossense para tratar de reivindicações.

Presidente da Famato, Rui Prado, lista alguns dos principais desafios do setor, como o escoamento da produção, a política para comercialização do milho e o seguro rural. “Produtores já estão falando na deterioração dos grão em função da chuva”. Conforme Prado, a escolha de Geller para a pasta foi importante porque ele conhece os desafios de Mato Grosso. Ele está ocupando a secretaria onde se iniciam todo o processo de formatação de política agrícola, onde se tem o conjunto de ferramentas que garante ao produtor uma renda mínima e o abastecimento ao Brasil.

O reajuste do preço mínimo do algodão é o principal pleito do setor, afirma o presidente da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Milton Garbugio. Em ofício enviado ao ministro em julho passado pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e seus Derivados, os produtores solicitaram o imediato reajuste do preço mínimo do algodão de R$ 44,60/arroba para R$ 52/arroba. O atual preço mínimo, sem reajuste desde fevereiro de 2004, não estaria cobrindo os atuais custos de produção.

Além dessa demanda, segundo o deputado federal Homero Pereira, representante do setor produtivo no Congresso, a pauta com Mendes inclui discussões sobre armazenagem e liberação de recursos.

Fonte: A Gazeta

◄ Leia outras notícias