Governo

Mendes abre a Semana Nacional da Carne Suína

O lançamento oficial da Semana Nacional da Carne Suína contou com a presença do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho


Publicado em: 12/09/2012 às 18:20hs

Mendes abre a Semana Nacional da Carne Suína

O evento aconteceu nesta quarta-feira, 12 de setembro, às 11h, no Salão de Atos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília. A iniciativa foi promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com apoio institucional do Mapa e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). A campanha será realizada em 2013 e pretende atingir supermercados de todo o País.

Segundo Mendes Ribeiro, com o engajamento da indústria e dos supermercados nessa campanha de incentivo ao consumo da carne suína, será possível alavancar as vendas e movimentar o mercado. “É essencial é que nós estejamos juntos com as cadeias produtivas mostrando a importância do consumo interno. Isso é uma responsabilidade de todos, inclusive do Ministério da Agricultura”, afirmou. O objetivo é organizar a cadeia produtiva em torno do projeto e garantir maior espaço para a carne suína nas gôndolas do varejo.

Durante o lançamento, também foi assinado o protocolo de Intenções e de entendimento para a cooperação na área de comercialização e incentivo ao consumo de Carne Suína para reforçar as ações de apoio ao setor.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, a Semana Nacional da Carne Suína é uma conquista para o nosso setor, uma iniciativa que poderá trazer resultados representativos para o consumo do produto. “O trabalho da ABCS é treinar e sensibilizar os mercados, aprimorarando a apresentação dos produtos nos pontos de venda e capacitando profissionais de açougues a desenvolverem novos formatos de cortes, em tamanhos menores, mais saborosos e saudáveis. Queremos deixar as pessoas bem preparadas para o início da campanha”, frisou. “Nossa meta e alcançar o consumo médio de 18kg per capita (hoje estimado em 15,1 kg) até o final de 2015”, completou.

Fonte: MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

◄ Leia outras notícias