Publicado em: 23/02/2012 às 10:20hs
A parceria foi discutida pelo ministro Fernando Pimentel com os ministros sauditas Tawfiq Al Rabiah, da Indústria e Comércio, e Fahd Balghunaim, da Agricultura, no sábado, 18 de fevereiro, ultimo dia da viagem ao Oriente Médio.
A sugestão de Pimentel foi feita diante do interesse das autoridades sauditas em ampliar o intercâmbio com o Brasil e da preocupação com a segurança alimentar do país árabe. "Hoje, os investimentos da Arábia Saudita no Brasil somam cerca de US$ 25 milhões, um valor irrisório, que pode ser aumentado imediatamente em dez vezes", disse o ministro Tawfiq Al Rabiah.
Para Pimentel, o eventual investimento saudita permitiria a capitalização das empresas brasileiras e asseguraria um incremento nas exportações nacionais. O ministro brasileiro explicou aos colegas sauditas que a legislação brasileira oferece todas as garantias necessárias a investimentos estrangeiros, mesmo que não seja mais possível a compra de grandes extensões de terra. "O Brasil é um dos países mais competitivos do mundo no agronegócio e pode garantir o fornecimento de alimentos para a Arábia Saudita", sustentou.
Pobre em recursos hídricos, o país árabe está reduzindo a produção de alimentos para assegurar o abastecimento de água à sua população. O seminário será organizado pela embaixada do Brasil em Riade e deve ocorrer em maio. A data será definida levando em conta a disponibilidade das empresas brasileiras e das autoridades sauditas.
Fonte: Assessoria de Comunicação MDIC
◄ Leia outras notícias