Publicado em: 11/09/2012 às 09:00hs
Em entrevista ao Informe Paraná Cooperativo, por telefone, na manhã desta segunda-feira (10/09), Bianchini se diz motivado para retornar a uma função que ocupou durante o primeiro mandato do presidente Lula (2003/2007). “Pretendo dar continuidade ao excelente trabalho realizado na secretaria, dentro dos programas estabelecidos pelo Ministério e conhecer melhor as demandas do setor” – disse ele, completando – “quero manter a boa parceria como setor cooperativista paranaense, através do Sistema Ocepar e da Unicafes, sei da importância que este setor tem sobre a agricultura familiar e muita coisa poderemos realizar em conjunto”.
Pronaf - O novo secretário também destacou que hoje, dos R$ 18 bilhões repassados ao Pronaf, cerca de R$ 2,6 bilhões são destinados ao Paraná. “Boa parte deste recurso está sendo repassado pelo Banco do Brasil, Sicredi e Cresol e hoje temos no estado cerca de 150 mil agricultores familiares, muitos dos quais no setor cooperativista”. Bianchini também disse que pretende buscar parcerias para desenvolvimento de programas voltados para a juventude rural. “Sei do excelente trabalho realizado por algumas cooperativas na organização dos jovens, queremos trocar experiência neste sentido, levando a inclusão digital para que os jovens não troquem o campo pela cidade”, salientou. Bianchini embarca no final da tarde desta segunda-feira para Brasília, onde nos próximos dias deverá tomar posse.
Perfil - O agrônomo Valter Bianchini, 62 anos, retoma a titularidade da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), onde atuou como secretário de 2003 a 2007. Especialista em políticas agrícolas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em meio ambiente e desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bianchini integra o quadro da Emater do Paraná como extensionista rural desde 1976. Atualmente, trabalha no projeto de criação de um escritório descentralizado da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no sul do país. Nascido em Santo André (SP) e radicado no Paraná, Bianchini fez parte da Equipe de Transição do Governo Lula em 2002 e foi secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná de 2007 a 2010.
Novos titulares – Além de Bianchini outras mudanças ocorreram no MDA: Secretaria Executiva – Laudemir Müller; Secretaria de Desenvolvimento Territorial – Andrea Butto; Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais – Karla Hora; Departamento de Ações de Desenvolvimento Territorial da SDT – Márcia Quadrado.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social ? Clarita Rickli
◄ Leia outras notícias