Publicado em: 27/04/2012 às 17:20hs
Durante a abertura do 26º Encontro Catarinense de Hoteleiros no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis (SC). Participaram do evento cerca de 600 pessoas, entre donos de hotéis, profissionais do setor hoteleiro e de alimentação, além dos presidentes de todas as regionais da ABIH.
O termo tem prazo de vigência de 18 meses, podendo ser prorrogado. Assinaram o documento o coordenador da Rede Brasil Rural (RBR) do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Marco Antônio Viana Leite, o presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Enrico Fermi Torquato e o presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria, Jair Meneguelli. Com isso, o MDA, o SESI e a ABIH pretendem promover ações de educação alimentar e nutricional, aquisição de alimentos diretamente da agricultura familiar e garantir a empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social.
O setor de hotelaria brasileiro tem aproximadamente 25 mil leitos, sendo 72% dele composto por pequenas e médias hospedarias, mercado promissor para os produtores regionais. O coordenador da Rede Brasil Rural, Marco Antônio Viana Leite espera, com a parceria da ABIH, mobilizar os hotéis a demandar os produtos da agricultura familiar pela RBR. “Atualmente a agricultura familiar praticamente não vende para a rede hoteleira. Queremos mudar esse cenário e abrir mais esse mercado”, afirmou Marco Antônio.
A Rede Brasil Rural irá contar com espaço específico para a comercialização com os hotéis. A plataforma terá um sistema funcional, que facilita o atendimento às demandas cotidianas da rede hoteleira, inclusive a de produtos diferenciados. “A castanha do Brasil, por exemplo, com a plataforma temos a possibilidade de um fornecedor do Acre vender seus produtos para um hotel de Florianópolis”, exemplificou Marco Antônio.
Com a integração entre gestores de hotéis e agricultores familiares a partir do portal, será mais fácil encontrar fornecedores da própria região, minimizando assim custos de frete e alguns impostos. “É um grande passo para integrar a cadeia produtiva, trazendo uma diversidade maior de produtos e fornecedores, retirando o atravessador do processo e evitando o deslocamento para grandes centros de compras”, explicou o presidente da ABIH, Enrico Fermi Torquato. Assim, a rede hoteleira espera diminuir os custos do produto ofertado e aumentar sua margem de lucro.
Atuação
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) disponibilizará um espaço específico para os hotéis na Rede Brasil Rural. Com isso, será possível aproximar os produtores dos gestores da hotelaria, evitando atravessadores no processo de compra, facilitando a aquisição de produtos localmente e possibilitando saber onde há fornecedores para suas demandas. Para os agricultores familiares, amplia o mercado, aumentando também sua renda.
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis será a articuladora e mobilizadora de todo setor hoteleiro, não apenas dos associados da ABIH. Com o termo de cooperação, a expectativa é ampliar o mercado da agricultura familiar, oferecer aos clientes uma alimentação mais saudável e melhorar o aproveitamento dos ingredientes. “Nosso objetivo é eliminar os 40% de desperdício na alimentação que acontece, atualmente, no segmento”, afirma Enrico.
O SESI é um importante agente social, trazendo os programas Cozinha Brasil e Vira Vida. O Cozinha Brasil irá auxiliar os responsáveis pelas cozinhas dos hotéis na manipulação e produção de receitas saudáveis, com melhor aproveitamento da matéria-prima, enquanto o Vira Vida capacitará jovens em situação de vulnerabilidade e risco para trabalhar na rede hoteleira.
Fonte: MDA mda-abih
◄ Leia outras notícias