Publicado em: 07/08/2012 às 19:10hs
Os agrotóxicos e o papel dos engenheiros agrônomos na produção de alimentos seguros e sustentabilidade ambiental serão debatidos durante o Encontro Sul Brasileiro de Engenheiros Agrônomos (Agrosul 2012), que acontece entre os dias 8 e 10 de agosto em Curitiba, no Paraná. O evento é preparatório para o Congresso Brasileiro de Agronomia de 2013.
Entre os temas a serem abordados, estão aspectos como a legislação vigente, o exercício profissional da agronomia e fiscalização e política profissional. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participa do encontro com representantes das secretarias de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) e de Defesa Agropecuária (SDA).
O palestrante da SDA será o fiscal federal agropecuário Julio Britto, que discutirá temas como o uso adequado de defensivos na agricultura brasileira e o controle de produção e exportação desses produtos no Brasil. Outra questão refere-se às dificuldades do registro de agroquímicos para pequenas culturas. “Isso gera problemas de falta de alternativas de produtos para controle de pragas ao setor”, explicou.
Saiba mais
Os herbicidas, inseticidas, fungicidas e outros agroquímicos têm registro exigido pelos ministérios da Agricultura, Meio Ambiente e Saúde e sua recomendação é prerrogativa dos profissionais habilitados. A forma que as recomendações para esses produtos são materializadas é regulamentada por legislação federal e estadual que atrela a comercialização e uso dos agrotóxicos ao receituário agronômico.
Somente em 2011, o Mapa realizou 1.202 inspeções em produtos e estabelecimentos que fabricam, formulam e manipulam agroquímicos ou que testam a sua eficácia agronômica. Para este ano, a meta é de 1.482 ações.
Fonte: MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
◄ Leia outras notícias