Governo

Mapa busca parceria com UE para auditoria

Ideia da cooperação técnica é aprimorar o processo em países que desejam exportar produtos animais para o Brasil


Publicado em: 21/11/2012 às 13:50hs

Mapa busca parceria com UE para auditoria

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) busca nova parceria de cooperação técnica com a União Europeia (UE), para aprimorar o trabalho das missões brasileiras em auditoria de saúde animal em países que desejam exportar para o Brasil.

O assunto será tratado em reunião do secretário de Defesa Agropecuária, Ênio Marques, com a Comissão de Saúde do Consumidor da União Europeia (DG Sanco, em inglês), quinta-feira, 22 de novembro, em Bruxelas, na Bélgica. A ideia é que auditores brasileiros possam fazer intercâmbio no Escritório Alimentar e Veterinário (FVO) da UE, para aprimorar o sistema de saúde animal e pública do Brasil.

“FVO é quem faz a auditoria nos países que exportam para a União Europeia. O que nós queremos é mandar alguns colegas para trabalhar nesse serviço e usar o modelo deles para a realização da nossa auditoria”, explica Marques. De acordo com ele, o Brasil sempre se inspirou na UE no aprimoramento de suas políticas públicas.

No encontro com a DG Sanco, o Governo brasileiro também vai apresentar a proposta de sistema de segregação para produção de carne bovina sem uso da substância beta-agonista. Como a EU não aceita a entrada de bovinos com uso de tecnologia de promoção de crescimento, o setor privado, frigoríficos e representantes da classe elaboraram protocolo que separam o confinamento dos animais.

Assim, o Mapa quer garantir somente a exportação de produtos bovinos de animais com garantia do não uso de beta-agonista. O documento será apresentado aos europeus para comentários.

Fonte: MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

◄ Leia outras notícias