Publicado em: 12/09/2013 às 18:20hs
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá realizar, no próximo dia 23, uma operação para a compra de 6 mil toneladas de milho em grãos ensacado, oriundos da produção nacional, para abastecer o município de Montes Claros, Minas Gerais. Localizado ao norte da capital mineira, ele está entre as cidades que se encontram em estado de emergência, em razão da seca que vem ocorrendo no semiárido brasileiro.
A operação terá início às 09 horas, horário de Brasília, por meio do Sistema Eletrônico de Comercialização da Conab (SEC). O objetivo é atender criadores locais, por meio do abastecimento de milho destinado à produção animal, nas áreas afetadas pela estiagem. Há propriedades agropecuárias em que há até o risco da morte de animais.
Poderão participar do leilão produtores rurais, cooperativas e comerciantes que estejam cadastrados junto a uma Bolsa de Cereais de Mercadorias ou de Futuros e em situação regular no Sistema Cadastro Unificado de Fornecedores (Sicaf). Eles também deverão estar regularizados no Sistema de Registro e Controle de Inadimplentes da Conab (Sircoi) e no Cadastro Informativo de créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), além de adimplentes perante a Justiça do Trabalho. O produto deverá ser entregue na regional mineira da Conab, em prazo determinado no edital.
A ação atende a demanda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com base na Portaria Interministerial n° 115 de 01/03/2013, na Lei n° 12.806 de 07/05/2013 e na Portaria Interministerial n° 497 de 05/07/2013, que visam, entre outras medidas, o reabastecimento dos estoques do Programa de Venda em Balcão.
Fonte: CONAB
◄ Leia outras notícias