Publicado em: 04/12/2024 às 13:30hs
Servidores da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do Rio Grande do Sul iniciaram uma nova etapa de monitoramento da qualidade dos alimentos no estado com a coleta de amostras de frutas e hortaliças para análise de resíduos de agrotóxicos. A medida tem como objetivo garantir a segurança alimentar e a conformidade com a legislação vigente, focando inicialmente na produção de morangos.
As coletas foram realizadas em propriedades localizadas nos municípios de Bom Princípio e Feliz, com a participação de dez fiscais estaduais agropecuários e cinco analistas agropecuários florestais. De acordo com a fiscal estadual agropecuária Gabriela França de Lima, o trabalho inclui visitas aos produtores para orientações sobre as normas relacionadas ao uso de agrotóxicos, além da coleta de amostras de morangos, seja de produtos prontos para comercialização ou armazenados em câmaras frias.
O material coletado será enviado ao Laboratório de Referência Enológica Evanir da Silva (Laren), em Caxias do Sul, para análise. A expectativa é que o programa seja ampliado nos próximos meses, com a inclusão de outros cultivos, como o tomate, a fim de expandir o monitoramento da qualidade dos produtos agrícolas do estado. Essa ação está sendo conduzida pela Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) e pela Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (Disa) da Seapi, como parte de um plano estadual mais amplo.
É importante destacar que a metodologia de análise de resíduos de agrotóxicos utilizada pelo Laren ainda passará por um processo de acreditação junto ao Ministério da Agricultura (Mapa) e ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Anteriormente, o monitoramento de resíduos era realizado por meio do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes em Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal), do Mapa.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias