Governo

Governo vai flexibilizar norma que restringe uso da aviação agrícola

Decisão será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias


Publicado em: 20/12/2012 às 18:00hs

Governo vai flexibilizar norma que restringe uso da aviação agrícola

A primeira reunião do Grupo de Trabalho – GT – criado para debater o impacto da norma governamental que restringe o uso da aviação agrícola para aplicação de alguns inseticidas, foi realizada na segunda-feira, dia 17, em Brasília. Durante o encontro na Casa Civil os representantes do governo informaram que as regras serão flexibilizadas até que o Ibama e a Embrapa finalizem uma avaliação dos possíveis riscos que podem ser causados as abelhas pelos ingredientes ativos Imidacloprido, Fipronil, Tiametoxan e Clotianidina.

O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS), que representa a Câmara no GT, informou ainda que o Ministério da Agricultura irá fazer uma pesquisa no mercado nacional e internacional de marcas que possa substituir as formulações. Heinze disse ainda que houve o comprometimento do governo em dar agilidade nas análises de registro de produtos similares. “Precisamos de um período de transição, mas o produtor não pode ficar sem opção no mercado. Essa é a lição de casa: encontrar novos defensivos que garantam a produção sem afetar o meio ambiente”, afirma.

Heinze também cobrou que qualquer decisão do governo deverá ser comunicada ao GT, antes de ser publicada. “Criamos uma câmara para debater esse tema, e ela deve ser reunida para discutir qualquer alteração na legislação”, detalha.

Fonte: Partido Progressista RS

◄ Leia outras notícias