Publicado em: 03/08/2012 às 09:30hs
E para garantir o pleno desenvolvimento local, o Governo do Estado desenvolve inúmeras ações que incentivam o fortalecimento da agricultura e a ampliação da mão-de-obra especializada. Uma destas iniciativas é o projeto Parceria Rural Agricultura, realizado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT).
Somente no primeiro semestre de 2012, a Setas qualificou 446 trabalhadores no curso de Operador de Máquinas Agrícolas, conhecido por ser o carro-chefe do projeto. Nas aulas, os alunos aprendem a operar máquinas utilizadas na lavoura, além de conhecer mais sobre a manutenção e funcionalidade desses equipamentos. O curso tem duração média de 108h/aula e é oferecido de forma gratuita, incluindo o material a ser utilizado.
Atento às oportunidades de emprego no campo, o casal Perivaldo Martins dos Santos e Maria Denize Rocha não pensou duas vezes quando surgiu a oportunidade de participar da quarta etapa do curso de operador de máquinas agrícolas na cidade de Sapezal. Perivaldo conta que estava desempregado e não tinha experiência nenhuma na área, mas se sentiu encorajado, pois além da teoria, ele vivenciou o dia a dia da profissão, por meio das aulas práticas.
“Enxerguei no curso de Operador de Máquinas Agrícolas uma oportunidade de melhorar de vida. Eu jamais teria condições de pagar por um curso como este, mas quando fiquei sabendo que o Governo do Estado estava oferecendo gratuitamente me inscrevi e levei junto minha esposa”, disse o recém formado aluno.
Já Maria Denize teve que largar o emprego de vendedora em uma loja de eletrônicos para acompanhar o marido. “Este curso era um sonho antigo, pois meu pai era operador de máquinas agrícolas e eu acompanhei a rotina dele durante muitos anos. Agora tenho a oportunidade de dar continuidade na carreira da família”, ressaltou Denize.
A ex-vendedora foi uma das participantes que se destacou durante as aulas e ganhou a capacitação em GPS, tecnologia bastante utilizada no campo. Durante o curso, os trinta alunos que tiverem melhor desempenho recebem o módulo especial sobre o uso desta tecnologia na produção agrícola.
Neste ano, o Parceria Rural Agricultura já realizou cinco edições dos cursos de qualificação, sendo duas em Matupá, uma em Jaciara, Sapezal e Dom Aquino. Atualmente, o curso está sendo ministrado em Nova Mutum e deve, ainda em 2012, passar pelas cidades de Cláudia, Querência, Guarantã do Norte e Água Boa.
Para a coordenadora do Parceria Rural Agricultura, Maria Antônia de Castro Borges, o projeto surgiu de uma necessidade de mão de obra qualificada no Estado. “Durante muito tempo as empresas procuravam por mão de obra em outras regiões do país. Nove anos depois de ser lançado, o Parceria Rural Agricultura já qualificou e mudou a vida de diversos mato-grossenses, resgatando a auto estima e a qualidade de vida de cada um deles”, pontuou Maria Antônia.
Com o apoio de empresas da iniciativa privada, o projeto já visitou todas as regiões de Mato Grosso. O Governo do Estado conta com a parceria da John Deer, da CNH – Case, New Holland, da Basf, de prefeituras, além do apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
Fonte: só noticias
◄ Leia outras notícias