Publicado em: 20/09/2012 às 10:20hs
O principal site europeu dedicado à avicultura (www.thepoultrysite.com) relata que, com o aumento dos custos de produção (em função, principalmente, do preço dos grãos), o governo francês está propondo ações estratégicas que auxiliem os produtores a enfrentarem a escalada de custos e, no longo prazo, evitem que os consumidores sejam envolvidos pelo aumento de preços dos alimentos.
Com esses objetivos à frente, o Conselho de Ministros apresentou um plano de ações que prevê a atuação oficial em três níveis distintos: interno, na União Europeia e internacional (aqui, envolvendo o G-20).
Naturalmente, as negociações com os demais parceiros da União Europeia e dos integrantes do G-20 dependem de fatores alheios aos interesses e às necessidades dos criadores franceses. Assim, as maiores expectativas estão depositadas nas ações a serem desenvolvidas em nível interno e que, por ora, compreendem:
- Programa de aumento da capacidade de armazenagem de grãos;
- Programa de estímulo à ampliação da produção de grãos;
- Paralisação temporária dos programas de produção de biocombustíveis, grandes consumidores de grãos;
- Abertura de linhas de crédito específicas para auxiliar os criadores a superarem as dificuldades financeiras decorrentes do aumento dos custos de produção;
- Criação de linhas de crédito para modernização de instalações visando melhor atender às exigências ambientais e de bem-estar animal da União Europeia.
O governo francês também se propõe a rever impostos e taxas incidentes sobre a produção animal, com a finalidade de garantir maior rendimento para os criadores. Por fim, aguarda-se a instalação de um grupo de trabalho com o objetivo específico de estabelecer melhores relações contratuais e comerciais no segmento de produção animal.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias