Governo

Goiás Institui Novo Grupo de Trabalho para Reforçar Educação Sanitária Agropecuária

Fortalecimento do Proesa e Suasa: Um passo importante para a defesa sanitária


Publicado em: 06/09/2024 às 12:00hs

Goiás Institui Novo Grupo de Trabalho para Reforçar Educação Sanitária Agropecuária

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) estabeleceu, por meio da Portaria nº 228/2024, a criação do Grupo de Trabalho Estadual do Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa/GO). Esta nova estrutura está vinculada ao Comitê Estadual do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa/GO), com o objetivo de fortalecer a compreensão e a aplicação da legislação de defesa agropecuária em Goiás.

O grupo de trabalho tem como principal missão impulsionar o Proesa e o Suasa no estado, promovendo ações para melhorar a divulgação de informações, identificar gargalos e desenvolver soluções eficazes. Entre as estratégias previstas estão a integração interinstitucional e o uso de canais de comunicação apropriados. André Lousa, gerente de Desenvolvimento de Cadeias Produtivas Agropecuárias e representante titular da Seapa no grupo, explica que serão realizados cursos de educação sanitária, formação de multiplicadores e intercâmbios de experiências.

"A Caravana do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), realizada duas vezes este ano, é um exemplo de iniciativa voltada para a educação sanitária em defesa agropecuária, focada na fiscalização de estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal ou realizam abates, no contexto municipal", destaca Lousa.

O grupo goiano do Proesa, coordenado pela Seapa, é composto por diversas instituições, incluindo a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a Agência Goiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Superintendência Federal de Agricultura de Goiás (SFA/GO/Mapa), o Conselho Regional de Medicina Veterinária em Goiás (CRMV/GO), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), a Universidade Federal de Catalão (UFCAT), o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea/GO), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Goiás (Senai) e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Suasa e Proesa

O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) é um sistema integrado e descentralizado, que une a União, os Estados e os Municípios com o propósito de organizar as ações de vigilância e defesa sanitária dos animais e vegetais, garantindo a qualidade dos produtos destinados ao consumo. O Programa Nacional de Educação Sanitária em Defesa Agropecuária (Proesa), inserido no Suasa, visa implementar políticas públicas de educação em defesa agropecuária, promovendo a saúde pública e a sustentabilidade socioambiental.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias