Publicado em: 17/12/2012 às 13:00hs
Na sexta-feira (14), após seu encontro com o presidente Vladimir Putin (do qual não conseguiu sair com o fim do embargo à carne de três Estados - Paraná, Mato Grosso e Rio Grande do Sul), a presidente Dilma Rousseff criticou duramente o Ministério da Agricultura do Brasil.
O Ministério da Agricultura anunciou há duas semanas o fim do embargo, para surpresa dos próprios russos. Na sexta-feira, ao ser indagada sobre o que realmente está acontecendo, após sua visita ao Kremlin, Dilma primeiro tentou jogar a culpa nos jornalistas.
“Não sei de onde vocês tiraram o fim do embargo”, disse ela. Lembrada por um repórter que foi anúncio de seu Ministério da Agricultura, ela reagiu. “O Ministério da Agricultura estava equivocado. O governo (russo) pediu nos últimos dias um item”, afirmou.
Como o Valor noticiou, a retomada das exportações de suínos poderia acontecer a partir deste sábado graças a um acordo informal com os russos envolvendo garantias de que o produto vem sem ractopamina, um aditivo proibido por Moscou.
Já quanto à doença da vaca louca, Dilma disse que não se tratou desse assunto na conversa com Putin. Lembrada de que o problema é que o Brasil atrasou demais a revelação do caso ocorrido no Paraná, a presidente disse que mandou investigar por que isso aconteceu.
Em resumo, a presidente veio a Moscou, a empresa brasileira Atlas Taxi Aéreo comprou 14 helicópteros pelo valor de US$ 200 milhões, mas, em contrapartida, os brasileiros não conseguiram de novo suspender o embargo contra a carne dos três Estados. Em compensação, Dilma saiu do Kremlin com flores dadas por Putin por seu aniversário, dia 14.
Fonte: Avisite
◄ Leia outras notícias