Publicado em: 11/09/2012 às 19:40hs
O Termo de Cooperação firmado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária, e o Ministério da Justiça, através do departamento da Polícia Federal, para vigilância da fronteira no Mato Grosso do Sul (MS) foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), nesta terça-feira, dia 11 de setembro. A medida foi assinada pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e pelo diretor-geral do Departamento de Polícia Federal (DPF/MJ), Leandro Daiello Coimbra.
O objetivo da cooperação é o apoio financeiro e operacional, com o intuito de manter a segurança na região de Nabileque, no Mato Grosso do Sul. A ação também visa permitir o acesso das equipes responsáveis pela sanidade animal (Iagro/Mapa) em área de conflito, além dos proprietários do gado às áreas onde o rebanho se encontra. O prazo de vigência do acordo é de 90 dias, contados a partir da publicação no DOU. Os recursos disponibilizados pelo Mapa são de R$ R$ 238.392,00.
O diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA), Guilherme Marques, destaca que medidas como essa são feitas de forma continuada desde o aparecimento do foco de aftosa no Paraguai, no final de 2011. Segundo ele, o Brasil tem atuado de maneira pró-ativa junto com as autoridades federais e estaduais, com vistas a salvaguardar a condição sanitária do país. “Temos de atuar para não ter crise e não exclusivamente nos momentos que o problema aparece”, salientou o diretor.
Fonte: MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
◄ Leia outras notícias