Publicado em: 28/06/2013 às 09:30hs
Ao todo, a companhia deve realizar leilões de 2 milhões de toneladas do cereal. Segundo o Secretário do Desenvolvimento Agropecuário, Caio Rocha, parte dos produtores não participou da operação, pois aguarda uma melhora nos preços do cereal. Além disso, há os problemas em relação à capacidade de armazenagem no grão no estado.
“Existe uma instrução normativa que se reporta a uma lei, na qual, os armazéns teriam que estar credenciados para receber o produto. Nós estamos tomando uma medida hoje, que já vinha sendo estudada há 15 dias, vamos ampliar a capacidade de armazenagem para o milho e a malva do AM”, afirma o secretário.
A expectativa é que o ministro da Agricultura, Antônio Andrade, assine a portaria ainda nesta quinta-feira (27) e que seja publicada amanhã (28). Os produtores terão até o dia 31 de dezembro deste ano para realizar o credenciamento do armazém. “Haverá uma revisão no processo de instrução normativa para aqueles armazéns que ainda não estão certificados, para que possam receber o produto”, destaca Rocha.
Ainda na visão do secretário, o governo tomou medidas para o setor no momento certo. “No Brasil todo se criou uma linha de armazenagem com três anos de carência, com 15 anos para pagar e taxa de juros de 3,5% ano”, sinalizou Rocha referindo-se ao Plano Safra.
Fonte: Notícias Agrícolas
◄ Leia outras notícias