Publicado em: 22/10/2012 às 18:10hs
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), comercializou 17,78 mil toneladas (t) de milho das 26,40 mil t ofertadas, 67,35% do total ofertado. O Valor para Escoamento de Produto (VEP) de milho foi divulgado nesta sexta-feira, dia 19 de outubro.
A operação foi destinada aos segmentos de avicultura, suinocultura, bovinocultura, entre outros. O produto é oriundo dos estados de Mato Grosso e Goiás, referentes aos estoques adquiridos por Contrato de Opção e Aquisições do Governo Federal (AGF).
As operações seguiram com a compra e venda simultânea de 2 mil toneladas de arroz in natura/beneficiado, procedente do Rio Grande do Sul. Neste caso 100% do ofertado foi coemrcializado, o equivalente a R$ 2,77 milhões.
Na sexta-feira, a Conab também realizou mais um leilão de frete para remoção de 89,3 mil toneladas de milho, sendo grande parte destinada ao transporte do produto do Centro-Oeste do país aos estados do Nordeste (PI, RN, PE, AL, PB e CE), a alguns estados da região Norte (Amazonas e Acre) e ao Rio Grande do Sul. O resultado será divulgado na segunda-feira.
PEP da uva
Em razão dos altos estoques de vinho que têm dificultado a venda da uva pelo preço mínimo, no Rio Grande do Sul, a Conab irá realizar, na próxima quinta-feira, dia 25 de outubro, uma operação de subvenção na forma de equalização de preços, por meio do Prêmio de Escoamento de Produto (PEP).
O leilão será para o escoamento de 7.000 t de uvas híbridas/americanas e 7.000 t de uvas viníferas, safra 2011/2012. O edital referente a esta operação foi publicado ontem (18/10) e encontra-se disponível no site da Conab (www.conab.gov.br).
Fonte: MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
◄ Leia outras notícias