Publicado em: 13/09/2012 às 08:40hs
Em busca de uma solução emergencial, o senador Cidinho Santos solicitou ao presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Rubens Rodrigues dos Santos, que interceda junto aos produtores do estado.
Uma das alternativas sugeridas por Santos é que a companhia compre agora parte do milho estocado para retirada nos meses de dezembro e janeiro, quando parte dos transportes de frete estarão disponíveis. Hoje não há transporte de carga disponível para escoar a produção, informou.
A falta de infraestrutura e logística e até mesmo a nova lei do motorista – que impactou negativamente no custeio do serviço de frete – impedem que o grão seja escoado para estados que apresentam baixa produtividade na produção de milho, como os das regiões nordeste, sul e sudeste.
O senador explica que até a exportação do grão encontra-se inviabilizada, uma vez que Mato Grosso encontra-se distante dos portos. “A falta de infraestrutura portuária, encarece o transporte até mesmo em águas brasileiras. O custo de uma carga de navio para Santana (AP) e Santarém (PA) tem o mesmo custo que uma exportação para a China, por exemplo”, afirmou o senador.
Fonte: Pauta Pronta Assessoria de Imprensa e Agência de Conteúdo
◄ Leia outras notícias