Governo

China vai divulgar dados da gripe aviária

A China vai comunicar rapidamente aos demais países e à sua própria população detalhes a respeito de uma nova cepa do vírus da gripe aviária


Publicado em: 05/04/2013 às 15:00hs

China vai divulgar dados da gripe aviária

A China vai comunicar rapidamente aos demais países e à sua própria população detalhes a respeito de uma nova cepa do vírus da gripe aviária, disse o Ministério da Saúde do país, na sequência de queixas de que tenha sido muito lento a informar sobre o surto e de suspeitas de encobrir informações, como no caso do vírus da Sars (síndrome respiratória aguda grave ) que afeta aves e pessoas.Foram confirmados na China nove casos do novo tipo de gripe aviária, o H7N9, todos no leste do país. Três pessoas infectadas morreram. Usuários chineses de Internet e alguns jornais questionaram as razões de o governo levar tanto tempo para divulgar os novos casos, já que duas das vítimas primeiro adoeceram em fevereiro.

O governo disse que precisava de tempo para identificar a cepa do vírus que afeta as aves. Em 2003, as autoridades chinesas tentaram encobrir uma epidemia de Sars que surgiu na China e matou cerca de um décimo das 8 mil pessoas infectadas em todo o mundo.

Fonte: DCI - Diário do Comércio & Indústria

◄ Leia outras notícias