Governo

Brasil leva 123 startups ao maior evento de inovação da América Latina

ApexBrasil e Sebrae promovem a Missão Web Summit Rio 2025, conectando empresas nacionais a investidores globais e oportunidades estratégicas no principal palco de tecnologia do continente


Publicado em: 23/04/2025 às 11:55hs

Brasil leva 123 startups ao maior evento de inovação da América Latina

Participação brasileira no Web Summit Rio 2025

O Web Summit Rio 2025, considerado o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, será realizado entre os dias 27 e 30 de abril, no Rio de Janeiro, e deve reunir mais de 34 mil participantes de mais de 100 países. Neste contexto, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) organizam a Missão Web Summit Rio 2025, que levará 123 startups brasileiras para uma imersão no ecossistema global de inovação.

Objetivo: protagonismo brasileiro na inovação global

Com foco em negócios inovadores de base tecnológica e soluções com alto potencial de escalabilidade, a iniciativa busca posicionar o Brasil como um agente relevante no cenário internacional da inovação. As startups selecionadas atuam em áreas diversas, como saúde, agronegócio, educação, design, turismo, cosméticos, marketing e desenvolvimento humano. Ao participar do evento, essas empresas terão acesso a visibilidade internacional, investimentos e conexões estratégicas, além de integrarem discussões sobre inteligência artificial, sustentabilidade, diversidade e o futuro do trabalho.

Critérios de seleção e destaque à diversidade

A escolha das startups foi baseada em critérios técnicos como grau de inovação, estágio de desenvolvimento, modelo de negócios escalável, potencial de mercado e perfil do time fundador. Um dos destaques desta edição foi o compromisso com a diversidade e a inclusão:

  • 35 empresas são provenientes das regiões Norte e Nordeste do país;
  • 58 startups são lideradas por mulheres;
  • 25 empresas têm origem em favelas ou comunidades urbanas.

“A iniciativa mostra o potencial inovador que surge de diferentes realidades brasileiras”, explica Maria Paula Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil. “É uma oportunidade única de exposição internacional, mentorias, conexões com investidores e parceiros globais, além de acesso direto a tendências que estão moldando o futuro dos negócios”, complementa.

Formatos de participação

A participação das startups brasileiras será dividida em três formatos:

  • 43 startups integrarão o Programa de Startups do Web Summit, com direito a estandes de exposição no evento;
  • 60 empresas participarão como grupo geral, com acesso a atividades de capacitação, encontros de negócios e conteúdos estratégicos;
  • 20 startups estarão no programa Exporta Mais Brasil – Edição Inovação, que será realizado no estande da ApexBrasil e promoverá encontros com investidores internacionais, representantes de aceleradoras e fundos de sete países.
Espaço para pitches e conexões internacionais

Um dos pontos altos da missão será o momento dos pitches, em que as startups terão a oportunidade de apresentar suas soluções a investidores internacionais, receber feedbacks qualificados e abrir portas para novos investimentos e parcerias estratégicas.

“Esse é um dos grandes atrativos da Missão Web Summit Rio 2025”, destaca Velloso. “É um ambiente altamente propício para visibilidade, networking e geração de negócios que podem impactar o futuro dessas empresas.”

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias