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Brasil busca ampliar presença no mercado halal egípcio com participação em feira internacional

Empresas brasileiras exploram novas oportunidades para exportação de produtos halal no maior mercado da Liga Árabe


Publicado em: 28/11/2024 às 13:40hs

Brasil busca ampliar presença no mercado halal egípcio com participação em feira internacional

Uma missão composta por representantes de dez empresas brasileiras estará presente na Food Africa, a maior feira de alimentos e bebidas do Egito, que ocorrerá de 3 a 5 de dezembro, no Cairo. O objetivo é promover a inserção de produtos alimentícios no mercado egípcio, o mais populoso do continente africano, e, pela primeira vez, para muitas das empresas participantes.

O grupo de empresas é diversificado, incluindo desde fabricantes de granolas, ração para animais, feijões e carnes até produtores de doces e grãos. Participam da missão a paranaense Grano Real (granolas), a Danês Alimentos (ração para pets), a Coperaguas (feijões), as gaúchas Neokin Foods (carnes) e DaColônia (doces), a goiana Áurea Internacional (pipocas, feijões e grãos), a capixaba Stefanoni Interagrícola (commodities agrícolas), a matogrossense Dassoler (gergelim, feijão, milho e soja), e as paulistas Camap (amendoins) e Holen Trading (commodities agrícolas).

Essas empresas estarão no estande da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, que promove o intercâmbio de negócios entre o Brasil e os países da Liga Árabe, incluindo o Egito. A participação é parte do projeto Halal do Brasil, uma iniciativa liderada pela Câmara Árabe em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Embaixada do Brasil no Egito.

A missão visa expandir a presença de produtos brasileiros no Egito e nos países vizinhos, com um foco especial na exportação de alimentos halal, voltados para consumidores muçulmanos. Fernanda Dantas, chefe de negócios internacionais da Câmara Árabe, destaca que a feira oferece uma oportunidade estratégica para aumentar a exportação de produtos de valor agregado, que ainda são pouco comuns no mercado egípcio. Em 2023, o Egito foi um dos principais destinos das exportações brasileiras na Liga Árabe, com destaque para produtos como açúcar, milho, carne bovina e de aves, óleo de soja, e soja em grãos e triturada.

"Durante os três dias de feira, as empresas expositoras terão a chance de apresentar seus produtos e estreitar relações com importadores do Egito e de países vizinhos. Temos uma diversidade de itens, incluindo os líderes tradicionais de exportação e também novos produtos, industrializados e com certificação halal, que são altamente valorizados no Egito, um país de maioria muçulmana", explica Dantas.

Uma das empresas com destaque é a DaColônia, produtora de doces e alimentos funcionais à base de amendoim. A empresa ingressou no Halal do Brasil após participar de um evento com compradores muçulmanos trazidos ao Brasil pela Câmara Árabe, com apoio da ApexBrasil. A DaColônia já tem estabelecido contato com importadores egípcios e espera avançar nas negociações durante a Food Africa para concretizar os primeiros embarques.

Outra empresa com grande expectativa é a paranaense Danês Alimentos, fabricante de rações para animais. A empresa despertou o interesse pelo mercado egípcio durante um evento promovido pela Câmara Árabe e pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP). Embora o selo halal não seja obrigatório para rações, a empresa acredita que ele pode ajudar a diferenciar seu produto, demonstrando a qualidade e o rigor na produção, semelhantes aos dos alimentos humanos.

Para fortalecer as oportunidades de negócios, a Câmara Árabe no Cairo convidou os principais importadores egípcios para visitarem o estande durante a feira. A abertura do estande será feita pelo embaixador do Brasil no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto, que também celebrará os 100 anos de relações diplomáticas entre os dois países e o acordo de livre comércio Mercosul-Egito, que está em processo de finalização.

Além disso, representantes do MAPA e adidos comerciais estarão no estande, realizando ações institucionais para promover os produtos brasileiros e suas qualidades no mercado egípcio.

Fonte: Portal do Agronegócio

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