Governo

ApexBrasil Recebe Pavilhão Brasileiro na Expo Osaka 2025

Visita marca o fechamento da missão do Brasil na Ásia para reforçar relações comerciais e culturais


Publicado em: 11/11/2024 às 11:35hs

ApexBrasil Recebe Pavilhão Brasileiro na Expo Osaka 2025

Em uma cerimônia realizada em Osaka, Japão, na última quinta-feira (7/11), o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, recebeu as chaves do Pavilhão Brasil da Expo 2025. O evento, que ocorrerá entre 13 de abril e 13 de outubro de 2025, marcará a participação do Brasil na Exposição Universal, um dos maiores megaeventos do mundo. Na ocasião, foi entregue a estrutura básica do pavilhão, composto por dois andares, que foi construído com recursos do governo brasileiro. “Estamos muito felizes por termos concluído essa etapa. Agora iniciaremos os próximos seis meses de trabalho, focados na personalização dos espaços”, afirmou Viana.

O Pavilhão Brasil ocupará uma área de mil metros quadrados e contará com uma customização elaborada pela renomada cenógrafa Bia Lessa. A concepção do espaço tem como objetivo exibir a essência do Brasil, destacando sua cultura, costumes e produtos. “A imagem do Brasil será debatida aqui e, sem dúvida, ajudará muito na promoção comercial do país e na atração de investimentos”, destacou o presidente da ApexBrasil.

O tema da Expo Osaka será “Projetando a Sociedade do Futuro para Nossas Vidas” e o Brasil, com seu pavilhão focado em sustentabilidade, promoverá uma experiência sensorial para os visitantes, com ênfase nos fenômenos naturais dos "Rios Voadores", originados na Amazônia. Maria Luísa Wittenberg, gerente de Exposições Universais da ApexBrasil, explicou que, além da exposição permanente, o Brasil promoverá uma programação cultural e empresarial diversificada, visando não apenas a promoção de investimentos e o comércio internacional, mas também o turismo e a cultura brasileira.

Encerramento da Missão Brasileira na Ásia

A entrega do pavilhão em Osaka foi o ponto final de uma missão oficial do Brasil na Ásia, com o objetivo de estreitar relações comerciais com os países do continente. Durante a missão, a ApexBrasil, em parceria com o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), promoveu encontros focados em estratégias para expandir os laços comerciais e de investimentos com países da Ásia.

Os encontros começaram em Bangkok, na Tailândia, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, com foco nos países do bloco ASEAN e na Oceania. O segundo evento aconteceu em Tóquio, Japão, de 4 a 6 de novembro, com atenção voltada para os países do Leste Asiático. “Agora, podemos formular estratégias para as áreas de ciência, tecnologia e inovação, voltadas para o agronegócio e a indústria brasileira, e avançar nesse mercado que é o maior do mundo”, comentou Jorge Viana.

Ana Paula Repezza, diretora de Negócios da ApexBrasil, ressaltou a importância desses encontros para retomar e fortalecer as relações com a região. “Especialmente com a Expo Osaka chegando no ano que vem, onde representaremos o Brasil por seis meses, exibindo o melhor do país em comércio, investimentos, cultura e negócios”, concluiu.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias