Governo

Andrea Butto ressalta importância de políticas públicas para mulheres rurais

No Dia Internacional da Mulher, o IICA entrevista a Diretora de Políticas para mulheres Rurais do MDA


Publicado em: 08/03/2012 às 17:40hs

Andrea Butto ressalta importância de políticas públicas para mulheres rurais

Hoje mulheres do mundo todo receberão homenagens pela comemoração de seu dia. Data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, em reconhecimento e coroamento de um longo processo de lutas, organização e conscientização das mulheres, e também de toda a sociedade, na maior parte do mundo.
 
Nesta oportunidade, o IICA no Brasil quer destacar a figura da mulher do campo, pois são elas quase a metade da população rural do país. São as mais afetadas pelos processos migratórios e cada vez mais assumem a responsabilidade pelo grupo familiar ao qual fazem parte.
 
Na última terça-feira, a ONU divulgou que a Ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, declarou, em Genebra, que as mulheres rurais brasileiras ainda enfrentam muitos desafios, tais como trabalho focado no autoconsumo e baixa renda monetária.
 
“Elas são as principais responsáveis pela preservação dos bens da natureza e guardiãs de conhecimentos tradicionais, mas ainda dispõem de menor acesso à terra e a outros recursos produtivos, e permanecem minoritárias no acesso aos serviços rurais e nos espaços de poder de decisão”, afirmou a ministra.
 
Sobre este mesmo assunto falamos com a Diretora de Políticas para Mulheres Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Andrea Butto, que em entrevista exclusiva, comentou a importância do Governo Federal trabalhar com duas frentes no apoio ao empoderamento da mulher no campo: o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural e o Programa de Organização Produtiva das Mulheres Rurais.
 
O IICA executou até abril do ano passado um trabalho de avaliação e monitoramento desses dois programas do Governo. Entre os produtos está o diagnóstico da efetiva aplicação dos programas, efeitos que, segundo Andrea, já se fazem sentir no aumento da renda das trabalhadoras rurais, na diminuição do trabalho sem remuneração e na aplicação da participação em atividades que tradicionalmente a mulher havia menor presença.
 
Este ano o IICA finalizará outro trabalho também voltado para a efetiva aplicação dos programas de políticas para as mulheres rurais, desta vez são 16 estados envolvidos e o foco está nos Territórios da Cidadania.
 
Todos os trabalhos estão sendo desenvolvidos no âmbito de um Projeto de Cooperação Técnica com o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) do MDA.

Fonte: Assessoria de imprensa do IICA

◄ Leia outras notícias