Governo

Ampliação de armazenagem é prioridade para Conab

A capacidade de armazenagem da Companhia Nacional de Abastecimento deve ser ampliada em cerca de 30% até 2015, passando dos atuais 2.148.000 para 2.813.000 toneladas


Publicado em: 09/07/2012 às 14:50hs

Ampliação de armazenagem é prioridade para Conab

A meta foi faz parte do plano de expansão de armazéns da Companhia, apresentado pelo superintendente de Armazenagem e Movimentação de Estoques da Companhia Nacional de Abastecimento, Rafael Bueno, em audiência pública realizada nesta terça-feira (3), na Câmara dos Deputados.

“Estão previstos a construção e ampliação de 11 unidades armazenadoras da Conab em diferentes estados da federação. A primeira a ser contemplada será a unidade de Itaqui, que será uma alternativa governamental para o escoamento da produção na região do Matopiba e favorecerá a internalização de produtos agrícolas de outras regiões”, informou Bueno. Segundo ele, os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social visando a ampliação já estão em andamento.

O superintendente apresentou um balanço sobre a armazenagem/estocagem de grãos no Brasil e sobre os programas federais de infra-estrutura do setor operados pela Conab. A Companhia é gestora do Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras em que estão registradas as informações sobre os armazéns brasileiros.

Outro tema destacado por Bueno foi a obrigatoriedade de certificação dos armazéns que prestam serviços remunerados de armazenagem, a terceiros, de produtos agropecuários, seus derivados, subprodutos e resíduos de valores econômicos, inclusive de estoques públicos. . De acordo com a legislação vigente, as empresas com mais de um CNPJ têm até o dia 15 de dezembro de 2012 para estar com no mínimo 15% de sua capacidade certificada. Para as demais empresas os prazos variam entre os anos de 2013 e 2015.

A exigência de certificação também se aplica aos armazéns da Conab. Até o final de 2012 pelo menos quatro unidades armazenadoras próprias estarão certificadas. Elas representam mais de 15% da capacidade da Companhia. Para o próximo ano estão previstas mais 12 certificações.

Fonte: CONAB - Companhia Nacional de Abastecimento

◄ Leia outras notícias