Publicado em: 11/07/2012 às 08:10hs
O líder do setor rural no Congresso Nacional, deputado Luis Carlos Heinze (PP/RS) acredita que boa parte das reivindicações apresentadas ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, serão atendidas.
Segundo ele, entre as normas esperadas estão à criação de uma Linha Especial de Crédito – LEC – no valor total de R$ 12 milhões para estocagem de 120 mil leitões; a renegociação das dívidas com garantia de acesso a novos financiamentos; um programa de incentivo ao consumo, o uso do produto na merenda escolar e estímulo as exportações.
A inclusão da carne suína na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) também é aguardada pelo setor. De acordo com Heinze, essa é uma proposta que há tempos é defendida pelos produtores. “Queremos assegurar renda aos suinocultores. Para isso é necessário estabelecer um valor mínimo de referência que cubra os custos de produção”, ressalta o deputado.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: por iniciativa da senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS) a comissão de Agricultura do Senado, realiza na próxima quinta-feira, dia 12, em Brasília, uma audiência pública para debater a crise do setor e as ações do governo para combater o problema.
FRENTE PARLAMENTAR: também no próximo dia 12 será lançada oficialmente a Frente Parlamentar Mista da Suinocultura, criada pelos deputados federais Vilson Covatti (PP-RS), Luis Carlos Heinze, Valdir Colatto (PMDB/SC), Dilceu Sperafico (PP/PR), Paulo Piau (PMDB/MG), e da senadora Ana Amélia Lemos, com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).
Fonte: Deputado Federal Luis Carlos Heinze
◄ Leia outras notícias