Crédito Rural

Reunião na Bahia discute novas medidas de crédito fundiário com agricultores

Diminuir tamanho da fonte Aumentar tamanho da fonte


Publicado em: 24/01/2013 às 10:20hs

Reunião na Bahia discute novas medidas de crédito fundiário com agricultores

Agricultores familiares dos municípios baianos de Ipirá, Irecê, Central, Xique-Xique e Morro do Chapéu terão a oportunidade de conhecer as novas medidas de renegociação das dívidas dos projetos agrícolas do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). As reuniões, organizadas pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no estado, vão permitir que agricultores em situação de inadimplência negociem novamente todas as parcelas em aberto. Os ajustes serão feitos com taxas de juros reduzidas a 2% e alongamento do prazo de financiamento.

“O PNCF foi criado para ajudar agricultores familiares de baixa renda a adquirir imóveis rurais. Com as novas regras que entram em vigor a partir de abril, os agricultores terão melhores condições para sanar as dívidas e voltar a ter acesso às políticas de desenvolvimento do MDA”, explicou o delegado Wellinton Rezende.

Segundo ele, será discutida com os representantes dos sindicatos dos trabalhadores, associações e beneficiários do crédito fundiário uma agenda de trabalho da delegacia para que os inadimplentes possam aderir à nova renegociação das dívidas. Rezende lembra que na Resolução 4.029, a anterior, os juros variavam de 2% a 5% e as parcelas eram limitadas em apenas seis. Já na resolução atual, a 4.178, o juro foi reduzido de 0,5% a 2%. Além disso, as renegociações ocorrerão em todas as parcelas vencidas e vincendas, até o dia 28 de junho de 2012, além de outros benefícios.

Estiagem

Durante os encontros, o delegado também fará um diagnóstico dos impactos da estiagem nessas regiões. “Com a estiagem, muitos produtores rurais tiveram suas atividades afetadas e, consequentemente, sua renda foi comprometida em função da situação de emergência. Assim, eles perderam a capacidade de pagamento”, afirmou.

As reuniões começaram nessa terça-feira (22), no município de Ipirá, e têm continuidade nesta quarta-feira (23) em Irecê (pela manhã) e, no período da tarde, em Central. Já nesta quinta-feira (24), a agenda começa às 9h em Xique-Xique. Em seguida vai para o município de Morro do Chapéu.

Fonte: MDA - Ministério do Desenvolvimento Agrário

◄ Leia outras notícias